Desvendando os segredos da Internet para os negócios



Falar sobre Internet e sua importância no Brasil já não é novidade. As classes A/B estão cheias de internautas e mais da metade da classe C já está conectada. Então, por que tantas empresas ainda resistem a investir em Marketing na web?

A resposta é simples: o crescimento da rede aconteceu em uma velocidade absurda e esse ritmo alucinante impossibilitou que empresas, agências e profissionais tivessem tempo para aprender e se estruturar adequadamente.

Porém, o consultor Cláudio Torres organizou de uma forma bastante didática toda sua experiência e preparou um livro para solucionar o problema: A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL. O autor é engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com pós-graduação na Suécia e diversos cursos de especialização na Europa. Muito mais do que sua invejável formação acadêmica, Cláudio agrega muito conteúdo em qualquer discussão. Uma vasta experiência, que ele defende em várias frentes de trabalho, incluindo sites, blogs e comunidades.

O livro é quase um curso de formação em Marketing Digital, sendo o conteúdo cuidadosamente organizado em doze capítulos. O autor começa por uma abordagem básica na introdução, com a sua visão geral da evolução da Internet, o consumidor conectado e as principais tendências mundiais.

O primeiro capítulo coloca em perspectiva a Internet do consumidor, um cenário com novos concorrentes e explica como chegamos até aqui. Segundo o autor, o uso da Internet alterou sensivelmente o nosso comportamento de compra. Temos um consumidor que busca informação, quer diversão e estabelece novos relacionamentos pela rede.

No capítulo 2, o autor define os principais conceitos do Marketing Digital, as terminologias mais comuns e os websites com seus principais acessórios (e-commerce, mashups e widgets). Ele explica detalhadamente as funções, aplicações e segredos de cada um destes conceitos.

Do capítulo 3 ao 6, o autor se concentra nas ferramentas e aplicações de Marketing Digital: Conteúdo, Mídia Social, E-mail Marketing e o Marketing Viral. Particularmente, recomendo atenção especial ao capítulo 4, onde ele apresenta o poder das principais Mídias Sociais utilizadas no Brasil e uma visão geral dos Blogs e da Blogosfera.

Entre os capítulos 7 e 11, Cláudio aborda um tema indispensável quando se fala de Marketing on-line: monitoramento, medição e resultados. Partindo do princípio de que “a verdade está lá fora”, ele trata com precisão as pesquisas on-line, a publicidade além dos banners, as ferramentas de monitoramento em tempo real e o fenômeno Google, incluindo o Analytics e o AdWords. Nada passa em branco: busca orgânica, links patrocinados, eficiência de campanhas, podcasting e jogos. Um verdadeiro manual de instruções.

O autor dedica o capítulo 12 às tendências, analisando o efeito “Obama” e as promessas da Web 3.0. Pelo visto, seguiremos a saga de um novo consumidor em mutação constante.

Acabou? Nada disso. Cláudio Torres presenteia os leitores com cinco apêndices muito interessantes. Ele começa com um manual de Alfabetização Digital e resume os erros mais comuns nos sites. Na sequência, apresenta uma sugestão de Biblioteca Digital e ainda detalha o Marketing Digital que usou no próprio livro. Por fim, um roteiro prático para cada ferramenta apresentada no livro. É ler e aplicar, sem segredos.

Apesar de o título parecer um pouco pretensioso, “A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL” é realmente o livro mais completo que já li sobre o assunto. Na minha opinião, é uma fonte mais do que confiável sobre Marketing Digital e Web 2.0, e uma ótima referência para seus novos projetos.

Marco Barcellos é diretor de marketingda Cisco do Brasil e mestrando em administração na FGV-SP

E-mail: [email protected] Siga o BlogCDL (Clube do Livro) no Twitter http://twitter.com/BlogCDL Para críticas e sugestões, visite o blog http://blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro

Título: A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL

Tudo o que você queria saber sobre Marketing e Publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar

Autor: Cláudio Torres

Editora: Novatec – 2009

Páginas: 399

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