Novo reforço à valorização



Não muito tempo atrás, mais precisamente no começo desta década, o marketing direto ainda era pouco utilizado, sendo muitas vezes deixado de lado na hora de se criar uma campanha. Era visto como uma mídia de poucos resultados. “Percebemos que era preciso fazer o mercado entender a importância estratégica do marketing direto, valorizando as empresas e profissionais do setor, que é composto por vários segmentos”, lembra Efraim Kapulski, presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto, a Abemd. Diante da situação, a associação lançou a Campanha de Valorização do Marketing Direto, que chega agora a sua terceira fase.

As duas primeiras fases aconteceram em 2002 e 2004 e foram criadas pela Grey Zest para ressaltar os diferenciais da disciplina e mostrar à opinião pública a importância e abrangência da atividade. Já a terceira fase, lançada em outubro, busca mostrar como todas as mídias se conectam e, em ação conjunta, proporcionam melhores resultados. Criada pela Ogilvyone, a campanha adota o conceito Os Tempos Mudaram. “Mostramos por meio de exemplos o quanto o marketing direto evoluiu”, diz Renato de Paula, diretor regional da Ogilvyone Worldwide. A agência explorou a interconectividade mostrando os avanços provocados pelo surgimento dos canais digitais, as novas tecnologias de impressão, personalização e CRM, que exigem a integração dos circuitos de comunicação. “O lançamento da nova fase da campanha acontece num momento emblemático para o mercado. O marketing direto nunca foi tão importante e representativo nas empresas, que utilizam cada vez mais todas as suas disciplinas e, em especial, o marketing digital, que cresce aceleradamente”, explica Kapulski.

Dentro do conceito de que o marketing direto está no mundo digital, além dos tradicionais anúncios para mídia impressa e da mala direta, a campanha também terá uma série de canais e formatos, como blog, Twitter, sem falar em ações especiais e virais. “Afinal, o marketing direto é a disciplina com maior poder de incorporar as inovações tecnológicas e mercadológicas”, comenta o presidente da Abemd.

Os tempos mudaram
O principal foco da ação está em mostrar que as marcas, empresas e pessoas já não se comunicam como antes. Cada época tem sua forma de comunicação. O anúncio de estreia, por exemplo, compara a estratégia de comunicação que elegeu o presidente americano Barack Obama com a forma como o líder Martin Luther King transmitia suas mensagens. Enquanto o primeiro lançou mão da mídia digital para fortalecer sua mensagem entre os eleitores, o segundo usava um megafone para se comunicar. “Os tempos mudaram. O jeito de conquistar seu público também”, dizem as peças.

Outro anúncio, com base no mesmo conceito de comparação, remete à divulgação dos filmes do Batman nos anos 80 e o mais recente, Batman – O Cavaleiro das Trevas. O lançamento do segundo filme foi feito exclusivamente pela internet com ações virais, para depois virem outras ações. São cases que, além de terem explorado as diferentes mídias tradicionais, usaram os meios digitais de forma avançada. “O objetivo é mostrar o quanto o marketing direto evoluiu, traçando um paralelo entre as estratégias do século passado com as do século XXI. Os anúncios reforçam os novos tempos da comunicação, associando a Abemd ao mundo digital e colocando o marketing direto numa posição estratégica para as marcas que hoje querem se comunicar com os clientes sem dispersão”, conclui Renato de Paula.

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