O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Novos paradigmas do relacionamento



“É essencial que as empresas tomem consciência do relacionamento com cliente”, afirma Vilnor Grube, diretor da Grube Editorial, durante o II Fórum ABA Relacionamento, promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes, a ABA, em parceria com a revista ClienteSA. Em tempos de web 2.0, o poder dos clientes frente às empresas abre novos desafios e oportunidades para o relacionamento. “Hoje qualquer pessoa consegue publicar conteúdo na internet, o consumidor tem o poder de mudar a imagem da marca”, afirma Alessandro Barbosa Lima, diretor de marketing on-line da E.life. De acordo com o executivo, as empresas precisam focar em todo o ciclo de relacionamento e não apenas nas vendas. “Porque ou você se relaciona com o consumidor, ou será consumido pelo mercado”, completa Marcos Calliari, sócio-diretor da Namosca e coordenador do MBA Excelência em relacionamento do Ibmec. Calliari comenta, ainda, que as empresas precisam atentar sobre o porquê do marketing de relacionamento e não cair apenas em modismos. Conforme diz Silvia Pereira, gerente de relacionamento e qualidade da Pepsico e presidente do comitê de relacionamento com os consumidores, existem muitas possibilidades de mídias, é preciso refletir para decidir de qual fazer parte.

Nesse momento de criação da estratégia de relacionamento, Calliari aponta alguns itens a serem pensados, como identificação, diferenciação e interação com os clientes, além da customização de diretrizes. Como indica Cristina Tosta, jornalista e coordenadora de comunicação da Unilever, é preciso ter estratégias diferenciadas para diferentes públicos e marcas. Nesse sentido, Fernando Pierry, sócio da Peppers & Rogers Group, aconselha indicadores que permitem medir pela lucratividade e, assim, distinguir o sucesso do fracasso. “A fórmula é simples: implementar, operar e medir constantemente a aceitação dos clientes”, diz Pierry.

No entanto, segundo Fernando Guimarães, diretor de marketing da Gradual Investimentos, antes de mais nada, é preciso agregar valor à marca. Ao falar do case da empresa da qual faz parte, Guimarães ressalta a importância de trabalhar público, mensagem e aderência. O executivo conta que é essencial fazer com que a marca se torne insubstituível e isso começa com a apresentação. “Pode parecer só um detalhe, mas depois que passamos de corretora Gradual para Gradual Investimentos os negócios alavancaram”, comenta.
Já para Danilo Vasconcelos, head de atendimento e planejamento da Accentiv, gerar emoção para chamar a atenção é a premissa básica. “Mas, para isso, é preciso ter um banco de dados, e não um bando de dados”, brinca, enquanto explica a importância de segmentar a base de clientes com inteligência de dados. Bruno Alves, da Plusoft, lembra que independentemente do produto, tem sempre gente falando bem ou mal. A dica dele para as empresas é trabalhar em parceria com os clientes que gostam da marca. “Com blogueiros ou pessoas que postam vídeos no Youtube”, exemplifica.

“O relacionamento com cliente mudou depois da internet e redes sociais”, afirma Rafael Sampaio, vice-presidente executivo da ABA, ao falar do Dark Marketing, ou marketing invisível. Sampaio explica que é uma forma indireta de gerir os relacionamentos espontâneos, induzidos, favoráveis e hostis. “As empresas precisam se apresentar, de alguma forma, para o público que dispensa contato”, diz. Como exemplo, o executivo destaca a Sony, que contratou atores para se passarem por turistas e pedirem às pessoas para que tirassem fotos, permitindo assim que conhecessem o novo modelo da máquina. Mas essa forma de presença indireta impõe alguns desafios, como o de não incomodar, ser invasivo ou decepcionar, de acordo com Sampaio. O executivo aconselha que as empresas definam objetivos claros para as ações, desenvolvam métodos de monitoramento e não façam nada ilegal, antiético ou mesmo vergonhoso que possa comprometer a marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima