“Nós é que usamos a comunicação pelo diálogo. Não simplesmente como um recurso estilístico. Usamos porque esta é, sem dúvida alguma, a estratégia de comunicação de marketing mais eficaz que existe.” Com essa reflexão sobre o real valor da comunicação bem dirigida aos consumidores, o presidente da Abemd, Efraim Kapulski abriu a festa de entrega dos troféus do 19º Prêmio Abemd, que reconhece os maiores talentos do marketing direto. Apoiado na canção de Paulinho da Viola, “Sinal Fechado”, ele comentou que antigamente não havia tantos canais para os negócios. “O sinal estava fechado.” Porém,com a evolução do marketing direto o sinal está cada vez mais aberto. “Os cases vencedores mostram isso com clareza”, pontuou Kapulski, acrescentando que a importância da disciplina para os tempos atuais, em que os canais de comunicação vêm aumentando continuamente. “Nunca essa via de duas mãos, esse diálogo, entre marcas e consumidores foi tão intensa e assertivamente trilhada, gerando resultados cada vez mais expressivos para as empresas. Isso porque nosso diálogo tem em seu DNA a mensuração de resultados das ações”, declarou.
Essa evolução pôde ser vistanos cases vencedores, que se utilizaram de inovações tecnológicas, sempre apoiadas na criatividade. Para Eduardo Rodrigues, sócio-diretor da e|ou, o marketing direto é um mercado que se expande e se aprimora continuamente, ao sabor do franco avanço tecnológico no que diz respeito à comunicação. “Já estamos vendo mais e mais campanhas digitais, ações com recursos audiovisuais e interativos que melhoram em progressão geométrica, além de ferramentas de mensuração cada vez mais detalhadas e sensíveis. E tudo isso só tende a se intensificar daqui pra frente”, refletiu.
Com a força que os novos canais trouxeram para o marketing direto, ele se tornou a estratégia mais assertiva de conquista e fidelização, se utilizada com relevância. Segundo Flávio Gurgel Amaral, diretor de planejamento da Rocker Head, a demanda e oferta de direct é mais rica e assertiva quando em combinação com outras disciplinas, canais e expertises. “O que faz a força da comunicação é a integração de todos eles. O digital, principalmente, amadureceu e amplificou o mercado”, defende. Na visão de Karina Oliveira, gerente de CRM do Magazine Luiza, isso tem feito omarketing direto ganhar cada vez mais importância nas empresas. “Com a diluição da audiência dos canais de comunicação de massa, é necessário que os esforços de marketing com maior precisão sejam priorizados para a otimização de budget. As empresas também já perceberam a importância de se comunicar com seu cliente, gerar vínculos e estabelecer uma relação de fidelidade”, esclarece.
VENCEDORES
A premiação mais uma vez homenageou os melhores cases do mercado com troféus de ouro, prata e bronze. O reconhecimento dourado bateu – mais de uma vez – na porta das agências vencedoras. As Agências do Ano em cada especialidade foram Contax, em Call Center/Contact Center, MarketData, em CRM/Database, R/GA, em Digital/Mobile, e e|ou, em Campanha/Programa. “Essa vitória mostra a maturidade que alcançamos como empresa, o altíssimo patamar que atingimos aos 10 anos de idade. Patamar esse que só nos interessa levar ainda mais para cima daqui pra frente”, comemorou o sócio-diretor de atendimento e operações da e|ou, Fábio Souza.
Outra categoria aguardada da noite foi a”Melhor dos Melhores”. Na especialidade Call Center/Contact Center o prêmio ficou com o case “Gladiadores do Sucesso”, da Contax, para o Santander. Em CRM/Database, a conquista ficou àAlphabase e Editora Abril, com o case, “Quanto mais Claudia, melhor”. A agência R/GA faturou na especialidade Digital/Mobile com a campanha, “Google CreativeSandbox” e, na especialidade, Campanha/Programa o troféu foi para a e|ou, com o case “Feijoada”, criado para o Bar Posto 6.
A e|ou e a R/GA conquistaram ainda os prêmios “Especial de Criação”. A primeira faturou novamente com o case, “Feijoada”, enquanto a R/GA com a campanha “Google Creative Sandbox”. Este mesmo case foi o grande vencedor da noite, levando o prêmio Grand Prix. Durante a cerimônia foram anunciados ainda os vencedores do Prêmio Correios, por melhor uso da mídia postal: Giovanni+DraftFCB com o case “Biscoito da Sorte” e e|ou com os cases “Caribe”, “Home Boutique Brooklin” e “Lançamento Chevrolet Spin”.
HALL OF FAME
O 19 º Prêmio Abemd ainda homenageou Rubens Stephan, CEO da Marketdata, que foi reconhecido por sua colaboração para o mercado de marketing direto, entrando para o Hall ofFame. “Sinto-me profundamente honrado com esta homenagem, que chega no mesmo momento em que o Grupo WPP, do qual faz parte a MarketData, une duas de suas companhias para formar uma grande empresa de activation marketing. Fui convidado para multiplicar em escala mundial o que fizemos no Brasil na MarketData e que deu tão certo. Para um brasileiro, isso é motivo de orgulho, e um indicador de que as coisas que fazemos aqui têm valor internacional”, comemorou Stephan, no discurso de agradecimento.