Pensando conceitualmente, o que é um processo interno?

O que é um processo interno? No popular, é o caminho realizado por uma ação dentro do emaranhado de departamentos que uma empresa possui que permite que o resultado final seja alcançado; por mais difícil e complicado esta seja.
Vamos analisar um deles: “do pedido ao recebimento”.
1. Vendedor tira um pedido no cliente. (Depto. Vendas). 
2. Pedido entra na Cia. (Depto. Vendas).
3. Produtos e Volumes analisados (Depto. Faturamento e Expedição).
4. Pedido analisado financeiramente (Depto. Finanças e Crédito).
5. Preços e condições comerciais. (Depto. de Vendas, Marketing e Finanças).
6. Tudo OK, pedido aceito (Depto. de Vendas e Finanças).
7. Despacho para o cliente (Depto. de Logística e expedição).
8. Carregamento e entrega (Depto. Transportes).
9. Cliente recebe a mercadoria e dá aceite na duplicata (Depto. Vendas, Crédito e Cobrança).
10. Cliente paga em dia (Crédito e Cobrança e Finanças).
Se o mundo comercial fosse tão fácil, mais da metade dos consultores estariam hoje despedidos ou sem empresas para trabalhar. Este negócio “azeitado” só ocorre em 40% dos casos; nos outros 60% o pedido para até mesmo antes de ser tirado ou na hora de ser recebida a conta. Quanto mais à porcentagem 60% x 40% chegar a 100%, melhor o processo interno.
Estamos no coração da empresa e nada pode dar errado, ou melhor, nada deveria dar errado, mas, em muitas das empresas que conheço, os vendedores não conhecem onde seu trabalho interfere dentro da organização. Já ouvi vendedor dizer “Meu negócio é vender, cobrar é com o departamento de cobrança” e em muitas ocasiões este “vendedor” fez a venda mesmo sabendo que o cliente não estava bem das pernas.
Muitos são os motivos, mas todos tiram a excelência em custos destas empresas, com isso, a perda de competitividade em preços e os resultados negativos aparecem. Para isto é importante que todos os processos comuns e individuais por departamento ou função, sejam constantemente analisados, revistos e melhorados.
Não existe trabalho sem processos, até os adeptos da anarquia têm processos. Todo ser humano vive criando processos para facilitar sua vida, nas empresas não são diferente, processos internos são os meios que levam a empresa a funcionar.
Quanto mais rápido rodar a primeira vez e quanto mais rápida e melhor puder ser cada nova rodada, melhor o resultado da empresa. Em todas as empresas que têm na excelência em custos seu principal objetivo, este departamento é o mais importante e seu gestor, muito provavelmente, é o candidato natural à presidência da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima