Roadmap unificado



Especializada em oferecer soluções de comunicação corporativa, a multinacional Avaya inicia 2010 com o lançamento de um novo roadmap. O catálogo e o calendário de lançamentos da empresa resultam da aquisição da Nortel Enterprises Solutions, ocorrida no final do ano passado, após negociações iniciadas ainda no primeiro semestre de 2009.

Para a criação de um portfólio unificado, foram analisadas as soluções oferecidas por ambas as empresas e verificadas as opções de produtos complementares e que agregam valor ao catálogo. Foram selecionados produtos que atendem basicamente a quatro segmentos: Comunicações Unificadas, Contact Centers, Pequenas e Médias Empresas (PME) e Dados.

O novo portfólio de Comunicações Unificadas propõe a redução de custos de infra-estrutura e a implantação de aplicativos de maneira simplificada. Já a solução para Contact Center é baseada em um modelo colaborativo de tarefas que conectará clientes, agentes e informações. Para o segmento de PME, a Avaya trabalhará com recursos incorporados. Será possível adotar telefones Nortel suportados por plataformas Avaya, por exemplo. E como principal novidade, a multinacional passa a trabalhar com todo o roadmap de dados da Nortel. Para o gerente de Pré-vendas da Avaya, Thiago Siqueira, a adoção do segmento de dados da Nortel – uma grande expectativa do mercado – foi realizada pela empresa, que ainda investirá em pesquisas e desenvolvimento de novas soluções para a linha.

A integração dos portfólios foi possível graças à adoção, pela Avaya, de sistemas baseados em padrões abertos e aos recursos sem obstáculos, que agilizam os processos. A expectativa é que um cliente Nortel mantenha a base da infra-estrutura já existente e vá migrando para as novas aplicações Avaya. “A nossa ideia não é que o cliente precise trocar toda a infra-estrutura para migrar para uma nova solução. A Avaya parte do princípio que esse cliente vai ter uma proteção de investimento e aos poucos essas soluções vão se integrando”, explica Siqueira.

A compra da Nortel atende a, pelo menos, três pontos estratégicos adotados pela Avaya. Primeiro, aumentar o número de produtos oferecidos aos clientes, já que o portfólio da Nortel possui soluções que complementam o catálogo da empresa. Em segundo lugar, alcançar a meta de migrar parcialmente para o modelo de canais com o reforço da estrutura adotada pela Nortel, voltada para vendas indiretas, com revendas já existentes. E por fim, com a aquisição, a Avaya pretende ainda ampliar seu market share, consolidando sua posição no mercado.

Toda a operação da Nortel foi incorporada à Avaya. Os cerca de 6.000 funcionários também já foram integrados à estrutura mundial da empresa, assim como o suporte e o atendimento aos clientes. O próximo passo a ser dado é o fortalecimento da integração do portfólio.  De acordo com o presidente da Avaya, Cleber Moraes, “entre as metas que traçamos para 2010 está crescer até 20% nos negócios; atingir a marca de 80% das vendas realizadas via canal; manter atuação no segmento de pequenas e médias empresas e reforçar as parcerias estratégicas que a Avaya mantém com as operadoras e com a IBM.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima