O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Uma retrospectica de 2007: livros e lições!



Durante o ano, procurei escrever sobre livros que apoiassem o desenvolvimento pessoal, familiar e profissional. Nada melhor do que começar o ano refletindo sobre as lições aprendidas.

Começamos o ano Devagar, um livro que conta a história deste movimento. A proposta central não é fazer tudo de forma lenta, mas sim desacelerar para conseguir resultados melhores. A velocidade correta para encontrar o equilíbrio. Que tal começar 2008 assim?

E para encontrar a calmaria empresarial, basta seguir A estratégia do oceano azul. Mais do que os exemplos, o livro é recheado de aplicações práticas em eventos, campanhas e produtos para profissionais de Marketing. Entre a diferenciação e liderança em custos, fique com os dois.

Para quem não acredita em estratégias diferenciadas, em Você está louco! Ricardo Semler faz uma retrospectiva da sua vida, desde o início no comando da Semco até ações sociais e propostas educacionais inovadoras. Um belo exemplo de vida e superação, que passa pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Um bom momento para refletir sobre o tema, certo?

Já o técnico Bernadinho, de louco, não tem nada. Por trás da imagem nervosa no comando da equipe masculina está um líder nato. Perseverança e muita disciplina são as principais lições do livro Transformando suor em ouro. Recentemente, comprovamos a sua “Escala de Valores” no episódio com o levantador Ricardinho. Coerência total, show de bola.

Para quem procura o sucesso, Robert Wong ensina um caminho baseado em trilogias. O sucesso está no equilíbrio não se trata apenas de uma frase de efeito, mas uma mensagem forte e consistente para achar o ponto de apoio entre nossa alma infantil e o amadurecimento.

A história do blog que virou livro, Mothern é para chorar de tanto rir. O livro mais divertido que já li brinca com fatos e mitos na vida da mãe moderna. Agora, consigo entender porque elas estão dominando o mundo. Afinal, metade dos habitantes são mulheres. E a outra metade… são os filhos delas.

Aliás, o livro Blog explica a força desta nova ferramenta de comunicação. Um fenômeno baseado na colaboração e imediatismo das informações. A relação de causa-efeito da perda da credibilidade e a mudança de foco nos veículos tradicionais mostrou que a informação é baseada na confiança. Não sabemos o futuro dos blogueiros, mas a democracia na internet é um fato.

Para entender o fenômeno Web 2.0, fui buscar em Wikinomics as razões para a revolução da colaboração em massa. O ponto de partida é a internet, que turbinada com blogs, wikis, chats e comunicações peer-to-peer, está atropelando a velha economia. Imprescindível para entender os conceitos de compartilhamento, peering e prosumers. A colaboração em massa é a nova força para a criação de valor.

Sendo assim, teremos que aprender novas formas de ganhar dinheiro. O livro Pai rico, pai pobre é sobre o que os ricos ensinam aos seus filhos. Robert Kiyosaki divide conosco as lições para superar obstáculos e ganhar dinheiro com inteligência financeira e a escolha precisa de investimentos. E não importa o quanto você ganha, mas sim quanto consegue acumular. Aprenda a fazer o seu dinheiro trabalhar para você e tenha mais tempo para viver.

O novo mundo digital é o “elo perdido” entre um novo modelo de trabalho e as novas tecnologias. Ricardo Neves contextualiza o fim do emprego, a necessidade de educação continuada e o surgimento da quarta idade.  Mais uma vez, a internet é o centro desta grande transformação na civilização humana. Já que 75% das profissões da década de 2020 sequer foram inventadas,  o que você está esperando?

Falando em futuro, Casais inteligentes enriquecem juntos é uma aula de planejamento, não apenas para os casais, mas para aqueles que buscam a sua independência financeira. Não há dúvida que viveremos mais, que o emprego vai acabar e que o sistema previdenciário vai quebrar. Gustavo Cerbasi mostra como planejar e conquistar um futuro financeiramente saudável.

O ano de 2007 foi muito rico e procurei dividir com os leitores não apenas recomendações de leitura, mas também uma visão prática de como aplicar alguns dos conceitos desses autores. Já em ritmo de Carnaval, lembro que esse ano não vai ser igual aquele que passou… Mas as lições aprendidas no passado são atalhos para o sucesso no futuro. Feliz Ano Novo… de novo !

Marco Barcellos é diretor de Marketing da Cisco. Email: [email protected]. Para sugestões e/ou críticas, visite o blog http://www.blogclientesa.clientesa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima