 O calendário anual é recheado de datas comemorativas. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa, além das profissões: Médico (e suas especialidades), Dentista, Veterinário, Engenheiro, Professor e assim por diante. Mais do que simples efemérides, são momentos que podem ser aproveitados para se aproximar e dar carinho aos clientes.
O calendário anual é recheado de datas comemorativas. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa, além das profissões: Médico (e suas especialidades), Dentista, Veterinário, Engenheiro, Professor e assim por diante. Mais do que simples efemérides, são momentos que podem ser aproveitados para se aproximar e dar carinho aos clientes.O varejo aproveita bem estes momentos há muito tempo. Cada data representa uma nova oportunidade de alavancar vendas. São promoções dirigidas ao tema, novos produtos lançados exclusivamente para a data, criando oportunidades de estimular o desejo de celebrar entre os consumidores e, como consequência, o consumo. Porém, lembrar dessas datas especiais não precisa ficar restrito ao varejo. Podem – e devem – ser aproveitados por todas as empresas, independente do ramo de atuação.
São várias as razões. Primeiro porque estes momentos são naturalmente carregados de boas vibrações e sentimentos, justamente por isso ajudam a criar um ambiente favorável para um contato mais pessoal com o cliente, fazendo com que ele tenha uma lembrança afetiva de sua marca. Assim, com ações bem articuladas, espera-se aumentar a fidelização e mesmo alavancar as vendas.
É importante ter em mente que vale aproveitar as oportunidades sem ser oportunista. E, se os clientes serão bombardeados com várias ações, de diversos setores e por variados meios de comunicação, então não basta fazer algo apenas porque todo mundo faz. É preciso se diferenciar e fazer bem feito.
Investir o tempo para fazer um bom planejamento é fundamental para aproveitar as datas comemorativas de forma eficaz. Trabalhando com antecedência, fica mais fácil criar mensagens de reconhecimento, além de facilitar o trabalho dos departamentos envolvidos. Além disso, é importante treinar a equipe de atendimento, que será responsável pelo contato com o cliente.
A data pode ser usada tanto para uma ação mais simples – como um cartão virtual enviado via e-mail marketing -, ou em uma campanha mais sofisticada, com o envio de lembranças personalizadas para alguns clientes. Pense de que forma as ocasiões especiais podem ser aproveitadas para melhorar ainda mais o relacionamento e a aproximação com os clientes.
Acacio Queiroz é chairman da Chubb do Brasil. Formado em Economia, pós-graduado em Finanças e com especialização em Business nos Estados Unidos. É Conselheiro certificado pelo IBGC e Fundação Dom Cabral. Membro dos Conselhos Diretor e Superior da CNseg, e participante dos Conselhos da ANSP, APTS e WTC. Participa do G100 – Grupo de Líderes e Conselho Econômico e do HSM CEO Knowledge Hub.
		
		
			
 
								








