O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Consumidor não precisa mais guardar contas de anos anteriores



ReciclagemNesta sexta-feira, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cada vez mais está claro a todos os cidadãos a importância dos nossos atos na preservação do espaço onde vivemos. Se para você isso ainda não é óbvio, é bom rever os seus hábitos.


 


A preocupação ambiental vale em todas as ações do dia a dia: evite o desperdício de produtos, preste atenção ao que for comprar, verifique qual a procedência e de o destino adequado ao que for ser descartado.


 


Entrou em vigor esta semana no estado de São Paulo a Lei 13.552, que obriga as concessionárias e empresas prestadoras de serviços públicos a emitir, no início de cada ano, recibo de quitação dos pagamentos pelos serviços prestados no ano anterior para os consumidores. Ou seja, ninguém mais vai precisar ficar guardando por anos pilhas e pilhas de conta de água, luz e telefone.


 


A exigência é muito simples, a impressão de uma frase do tipo “nada deve” no próprio boleto de cobrança já atende a nova norma. A empresa que descumprir a lei terá que pagar multa, que pode chegar a R$ 160 mil. Em caso de reincidência, esse valor será dobrado.


 


Aproveitando a data comemorada hoje, fica a sugestão a todos os consumidores: separe as contas que não precisam mais ser guardadas em casa e mande para reciclagem! Mas espere receber a declaração de quitação antes.

0 comentário em “Consumidor não precisa mais guardar contas de anos anteriores”

  1. Trata-se de uma providência simples, mas altamente benéfica para o meio ambiente. O próximo passo é receber o extrato da conta por meio eletrônico, podendo ser impresso para pagamento ou arquivado simplesmente para quem utiliza débito automático. São os novos tempos!!!

  2. andrea_silvernet@hotmail.com'
    Andrea Guimarães

    Uma ótima idéia ,com certeza o meio ambiente agradece e muito ,porém tenho uma dúvida se essa lei sera válida também para outros estados ,ao exemplo do Rio Grande do Sul ? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima