Customer Success é Fake News

Olá Fanáticos, tudo bem?

Apesar de Customer Success ser uma das expressões mais utilizadas em Cargos, Áreas, Profissionais e Empresas, a maioria delas, não passam de Fake News, blá blá blá…

Tenho insistido em escrever sobre o fato de estarmos (me inclua fora dessa), criando Monstros neste já maltratado mercado.

Desde o ‘boom’ da terceirização, quando por conta do crescimento acelerado, forçamos os melhores “Operadores” a virarem “Péssimos Líderes”, moda após moda, fazemos questão de agir de maneira leviana, criando “Fake News” de nós mesmos, falando muito e fazendo o mínimo possível/necessário.

Acho que não há um mercado onde os profissionais gostam tanto de aparecer, de contar vantagem, de se vangloriar por feitos não comprovados, por Planos que não possuem Objetivo claro e que na maioria das vezes, acabam (ou não acabam) não representando na Prática o que a Teoria Vende tão bem.

Deixa eu explicar…. Quantos Serviços de Atendimento ao Cliente, o famoso SAC, que você conhece, não viraram Centro de Experiência do Cliente, Customer Success, Customer Centric, entre outras derivações criativas (algumas nem tanto) nos
últimos meses? Muitos, não é mesmo?

– Mas Alessandro, qual o problema de mudar o nome da minha central de SAC para CS?

“…O nome é só um detalhe,

o nome é só um nome…”

Já dizia Racionais MCs na música

“Qual Mentira eu vou Acreditar”, de 1995

Mas será mesmo que nestes casos, o “Nome é só um Nome”?

Tenho certeza que não! Customer Success não é uma “Área” apenas, não é uma Célula, não é simplesmente uma Equipe de Atendimento.

Customer Success é Filosofia, é pegar na mão do Cliente, como se fosse um bebê, ajudando-o a engatinhar, andar, correr, saltar, nadar, e tudo mais que ele puder fazer utilizando seu Produto e/ou Serviço, sem que ele peça, por decisão sua, por entender que somente assim ele enxergará valor e por enxergar esse valor ficará com você pelo maior tempo possível (TtV/LTV).

Seu Customer Success presta Suporte aos seus Clientes? Que bom, mas isso é Reativo!

Seu Customer Success atende todas as Solicitações dos seus Clientes com alto índice de FCR? Sensacional, mas isso também é Reativo!

Customer Success é ir além do Reativo, é conhecer a Jornada, é saber das Dores, é Entender com Profundidade, onde seus Produtos e/ou Serviços ajudarão o seu Cliente a atingir o Sucesso, de maneira NÃO REATIVA, antevendo necessidades, PREDITIVAMENTE, chegando primeiro, surpreendendo, evitando ou minimizando os tombos que muitos tomarão, até aprenderem a realizarem a Jornada Ideal.

“…É o Sucesso do seu Cliente,
que trará o seu Sucesso, e isso,
vai muito além da Venda,
muito além dos SACs travestidos de CSs,
muito além da Reatividade…”

Enquanto isso, olho para diversas operações de atendimento cantando o poderoso refrão da música dos Racionais MCs que citei anteriormente:

“…Tem que saber curtir, tem que saber lidar. Em qual mentira vou acreditar?…”

Alessandro Xavier

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