O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

A terceirização de data center em análise

“Terceirização de data center: As possibilidades, vantagens e desvantagens” foi a palestra de Geraldo Vieira Fernandes, da Proceda, no Seminário Sistemas de Gestão em Telecomunicações – Como ganhar e manter clientes, promovido pelas revistas Teletime e Pay-TV nos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo.

Na nova economia, o que ditará as regras é o fato de se ser mais rápido ou mais lento. “Se a organização não tem estratégia, acabará seguindo a de outras pessoas”, observou Geraldo Vieira, considerando que o alto desenvolvimento da tecnologia da informação, nos Estados Unidos, foi muito beneficiado pelo processo de terceirização. Contudo, o executivo admitiu que um dos fatores críticos da utilização de um serviço de terceirização é justamente a confiança.

Destacando o fator gerenciamento, ele ressaltou que a empresa que presta o serviço deve ter um centro de comando, o que “implica em uma série de processos que devem estar integrados, e com pessoas experientes em trabalhar com esses elementos”.

Tais elementos que compõem o ambiente de gerenciamento são: Help Desk Corporativo, Gerência de Falhas, Gerência de Desempenho, Gerência de Configuração, Gerência de Segurança, Gerência de Contabilização, Provisionamento e Recuperação de Dados.

“Na realidade, para decidir pela terceirização a empresa deve ver uma série de fatores da Gerência Corporativa”, recomendou Geraldo Vieira, reconhecendo que há escassez no mercado para atender todas as empresas.

Finalizando, ele apontou alguns procedimentos básicos que devem anteceder a decisão de terceirizar, tais como avaliar estrategicamente as necessidades do negócio, assim como as capacidades e pontos fortes de TI, e realizar a composição de cinco anos de TCO para avaliar os melhores modelos financeiros para os serviços.

“O modelo de parceria é algo cada vez mais adotado no mundo”, concluiu.

Júlio Sato, da EDS e também integrante do painel, analisou que a terceirização tem sido muito procurada por motivo de redução de custos e de obsolescência rápida da tecnologia.

“A empresa que não terceiriza tem dificuldade de acompanhar essas rápidas transformações. É muito difícil para a empresa suportar crescimento e velocidade de mercado. Assim, é extremamente importante ter parceiro de tecnologia”, aconselhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima