O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Ainda tem a dúvida de investir no RH!?



Nas últimas duas semanas, o portal Callcenter.inf.br publicou dois Especiais que mostraram o momento de grande transformação pela qual o setor passa, seja por conta das novas tecnologias ou pela própria forma de atuar. No entanto, entra ano, sai ano, um desafio permanece: a alta rotatividade dos operadores. A média mensal de turnover nos contact centers é de 6,5% a 10%, de acordo com o presidente da consultoria Elancers, Cezar Antonio Tegon. Com esse alto volume de operadores saindo, é comum ouvir do mercado a pergunta: por que investir na formação se amanhã eles estão indo embora? Em entrevistas exclusivas ao portal, especialistas e diretores de RH explicam que além de melhorar a questão técnica do atendimento, oferecer cursos e treinamentos ajuda na própria retenção dos funcionários. “Quando oferecemos aos colaboradores a possibilidade de formação, aumentando a visibilidade de uma ascensão profissional, contribuímos significativamente com a retenção dos profissionais”, justifica Ana Flávia Pinto de Sousa, coordenadora/gerente de talentos humanos da Algar Tecnologia.

 

Quando a empresa investe no desenvolvimento do colaborador, ela garante o aumento do compromisso e o respeito nas relações, segundo Soraia Lemos, gerente de recursos humanos da AeC. “A partir daí, um cuida da imagem do outro e todos buscam resultados sustentáveis e de cooperação.  Formar as pessoas e prepará-las é uma premissa da AeC  para fidelizar talentos, permitindo aos operadores avaliar seus projetos profissionais e seus aprendizados de forma mais profunda”, comenta a executiva.

 

Na visão de Carolina Correa, gerente de mercado do Lab SSJ, além da importância estratégica para o alcance dos resultados, a educação corporativa passa a ser um importante atrativo de profissionais qualificados. A pesquisa “Atributos da Marca Empregadora”, realizada em 2012 pelo LAB SSJ, mostra bem isso. Embora o salário e o pacote de benefícios sejam sim levados em conta na hora de escolher uma empresa para se trabalhar, a cultura de aprendizagem da organização é o atributo mais valorizado pelos profissionais, aponta o estudo.

 

PLANO DE CARREIRA

Porém, as empresas não podem esquecer que, além de treinamento e capacitação, devem garantir que os colaboradores tenham desafios e perspectivas profissionais compatíveis com os cursos que estão fazendo, ou seja, que possam colocar em prática o que estão aprendendo, ressalta Vania Helena Della Negra, gerente da área de People & Change da KPMG no Brasil. “É necessário oferecer um plano de carreira que garanta o desenvolvimento profissional dos funcionários, estabelecendo novos desafios, além de permitir a perspectiva de melhores salários e de possibilidades de ascensão profissional. O principal objetivo é levar à realização pessoal de quem trabalha, que é um dos principais fatores para a retenção de talentos pelas empresas”, pondera.

 

É importante fazer com que os colaboradores vejam o treinamento como um privilégio, um prêmio, segundo Luiz Eduardo Gasparetto, professor e coordenador de cursos de MBA da Universidade Gama Filho. Ele defende que é preciso acabar com a idéia “se estou indo para um treinamento é porque não estou bem no trabalho” mudando para “se estou sendo convocado para treinamento é porque sou importante para a empresa”. “Quando o colaborador é convocado para um treinamento a mensagem subliminar que ele recebe da empresa é: ´você é importante para nós´”, conclui.

 

 

E para você, qual a principal vantagem de investir na formação dos operadores? Deixe a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.

 

 

Aproveite e leia também as matérias exclusivas sobre o assunto:

 


Algar Tecnologia investe em educação continuada como forma de reter os colaboradores

 

 


AeC investe no desenvolvimento do operador para criar relação duradoura e de colaboração

 

 


Especialista da KMPG destaca os ganhos que a aposta na formação dos colaboradores traz

 

 


Profissionais buscam cultura de aprendizagem na hora escolher empresa para trabalhar

 

 


Professor defende que treinamento dos colaboradores deve vir acompanhado de plano de carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima