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Chat é a grande aposta das empresas



A pesquisa “Panorama da Comunicação Digital Corporativa – Cenário 2006” , desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Negócios Interativos (Iconi) – entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp) -, entrevistou 105 organizações, sendo 42% pertencentes à indústria, 50% ao setor de serviços e 8% ao comércio. Dentre os resultados mais expressivos, a análise indicou o chat e a publicidade para dispositivos móveis como as ferramentas mais promissoras de relacionamento com os clientes.


De acordo com a pesquisa, 60% das empresas pretendem implantar o chat, enquanto apenas 15% já utilizam esta ferramenta. Além disso, 46% planejam iniciar um projeto de publicidade ou conteúdo para dispositivos móveis, sendo que apenas 16% já desenvolvem ações neste sentido. “O chat on-line consegue atender o cliente com maior individualidade e baixo custo. Por isso, em pouco tempo, esta ferramenta poderá ser identificada em grande parte das ações de Marketing das empresas brasileiras”, analisa Rodrigo Gagliardi, presidente do Iconi.


Outra ferramenta que obteve bastante destaque foi o e-mail marketing. De acordo com a análise, 76% das empresas utilizam e pretendem continuar utilizando, enquanto apenas 21% dos entrevistados responderam que ela ainda não faz parte de suas estratégias, mas pretendem implantá-la.


Como reflexo dos benefícios da web, que já têm sido identificados e valorizados pelas corporações, 72% dos entrevistados consideram imprescindível o desenvolvimento de projetos de relacionamento com os clientes pela Internet, 24% caracterizam como importante e 4% como desejável. Divididas por setores, 76% das prestadoras de serviço consideram imprescindível as ações pela Internet, enquanto 64% das pertencentes à indústria analisam desta maneira. “Tradicionalmente, o setor de serviços sempre valorizou o relacionamento com os clientes. Já a indústria, mesmo percebendo esta necessidade posteriormente, hoje já pode ser considerada madura neste processo, tendo priorizado a Web para esta finalidade”, explica Rodrigo.


Outro destaque observado se refere ao estágio de interação feita com os clientes no site da empresa. De acordo com a análise, 22% das empresas entrevistadas possuem somente sites com informações sobre a empresa e 38% com informações de produtos e serviços. Além disso, apenas 10% contam com um site de relacionamento e comércio eletrônico, enquanto em 2005, nenhuma empresa entrevistada possuía este tipo de canal. A pesquisa também identificou o tipo de público atendido pelo meio on-line. De acordo com os entrevistados, 54% são clientes corporativos e 46% são consumidores.

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