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Feedback, sem medo

Muitas vezes, o feedback é encarado como algo negativo. Porém, está longe de ser. O retorno dado aos colaboradores deve ser visto como uma forma de incentivo para o crescimento e aumento da performance do colaborador, já que identifica forças e oportunidades. Tanto é que para Mariana Stachiu, coach e diretora da Potencial Desenvolvimento Humano, ele está intrinsecamente ligado ao processo de aprendizagem. “Toda vez que faz uma crítica, você está, em essência, ajudando uma pessoa a aprender, isto é, a adquirir novos conhecimentos e técnicas, e a aprimorar seu comportamento e desempenho”, explica.
Só que para isso, alguns cuidados devem ser tomados. Caso contrário, continuará sendo visto como um inimigo. O principal cuidado que se deve ter, segundo a especialista, é com a assertividade, isto é, falar o que precisa ser dito de maneira adequada, expressando pensamentos, sentimentos e percepções de forma direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o respeito das outras pessoas. “É importante que o feedback seja descritivo ao invés de julgativo, que seja específico ao invés de geral. É importante dar exemplos concretos das ações que está discutindo. Precisa conter quais os padrões de comportamento e desempenho desejados e como o trabalho está sendo avaliado até o momento.”
O líder também deve evitar falar apenas de pontos negativos, pois todas as pessoas possuem tanto aspectos positivos como negativos. Nesse ponto, Mariana faz questão de ressaltar uma diferença entre os feedback positivos e negativos. “Os negativos devem ser dados pessoalmente, sem a presença de outras pessoas. Isso irá favorecer a confiança e relacionamento entre líderes e colaboradores. Já o feedback positivo pode ser dado na presença de outras pessoas, sendo uma forma de reconhecer o colaborador diante de outras pessoas”, esclarece. Outros cuidados necessários são evitar estabelecer rótulos e/ou fazer comparações com outros funcionários e encerrar o feedback sem um plano de ação. E, embora algumas empresas possuam programas de avaliação de desempenho com essa finalidade, ela indica que o líder não espere para dar feedback apenas nesses momentos.

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