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Regra inviável



O Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos) solicitou a revisão das novas regras do Ministério do Trabalho e Emprego, que visa regulamentar a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP), anunciada no ano passado por meio da Portaria nº 1510, de 21 de agosto de 2009. Com cerca de dois meses para entrar em vigor, medida obriga as empresas com mais de 10 funcionários a instalar ponto eletrônico. A entidade considera a regra inviável para o setor de call center, em função do número elevado de funcionários divididos por turnos.

 

Para o Sintelmark, a complexidade dessa obrigatoriedade levará as empresas a terem de investir um valor muito alto em um sistema que não agregará valor para o setor. A questão não está somente relacionada ao custo de investimento, mas também diante do problema de logística que desencadeará nas empresas, por exemplo, a quantidade de pontos a serem instalados não suportará o volume de funcionários, já que muitas companhias do segmento possuem milhares de colaboradores nas unidades, de acordo com o sindicato.

 

“O Sindicato se manifesta interessado em homologar e certificar soluções eletrônicas que validem o login e logout como registro. Ou seja, o controle de entrada e saída dos operadores de call center será registrado a partir do momento em que ele se conectar ao sistema”, analisa Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark. Ele acrescenta que “não faz sentido haver um ponto eletrônico num setor que emprega mais de 300 mil funcionários somente no estado de São Paulo, fica inviável em todos os sentidos”, comenta. O Sindicato já formalizou o envio de ofício para o Ministério do Trabalho e Emprego. “O mercado é contra essa medida e solicita a legalização do login como ponto eletrônico para controle dos funcionários”, conclui.

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