O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Olímpio Fernandes, diretor do Cognitive Experience Center na TIM

TIM humaniza voz de assistente virtual com IA

Clientes que entram em contato com operadora passam a ouvir uma voz semelhante à humana, o que promete mais agilidade e melhor experiência

A TIM Brasil anunciou que a Taís, assistente virtual da operadora, passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico. Desta forma, os clientes que entrarem em contato com a operadora ouvirão uma voz mais realista, produzida por meio de inteligência artificial. A solução foi desenvolvida com o uso da IA da Microsoft Azure. A empresa garante ser a primeira brasileira do segmento a adotar a tecnologia pelo canal, que usa a solução neural text-to-speech (TTS), recurso do serviço Azure Speech integrado ao Watson IBM.

“A iniciativa está alinhada ao objetivo da TIM de se tornar a operadora mais querida pelos consumidores, oferecendo um atendimento ainda mais ágil e eficiente. Com a solução, é possível transformar textos em diálogos naturais realistas, abandonando o padrão robótico. A tecnologia possibilita uma experiência mais humanizada e já está em funcionamento em todo atendimento SAC para clientes dos serviços móvel e residencial. Somos uma empresa de tecnologia e a inovação está no nosso DNA. A Azure Neural TTS é uma evolução fantástica que possibilitará, por meio da inteligência artificial, uma experiência personalizada para cada cliente”, comentou Olímpio Fernandes, diretor do Cognitive Experience Center na TIM.

De acordo com o executivo, o projeto, realizado em parceria com o time de consultoria da IBM e Interactive Media, “representa um marco para o atendimento por meio da IA. A novidade possibilita, ainda, ajustes de locução, velocidade, tom e pronúncia, além de utilizar mais de 400 vozes em 140 idiomas, permitindo maior customização dependendo do contexto e do público-alvo”.

Já na avaliação de Argus Cavalcante, associate partner da IBM Consulting Brasil, “a alteração da voz da URA Cognitiva é mais um passo importante em nossa busca incansável por entregar o que há de melhor para os clientes da TIM, fazendo com que se sintam cada vez mais próximos da Taís. É o resultado prático da aplicação da inteligência artificial entregando mais facilidade para a vida das pessoas, aquilo que realmente importa para nós”. 

Até 2019, 100% do canal de autoatendimento da TIM contava com voz humana, o que demandava mais tempo e disponibilidade para a geração de milhares de áudios necessários para a construção das jornadas. A partir de 2020, com a adoção da Taís, 10% dos atendimentos passaram a usar voz sintetizada. No ano seguinte, o número alcançou 26% e, em 2023, iniciamos o ano com 100% dos atendimentos utilizando voz neural personalizada na IA da Azure.

Desde seu lançamento em 2020, o atendimento cognitivo já recebeu mais de 107 milhões de chamadas no Contact Center – mais de 45 milhões somente em 2022.”A expectativa da empresa é evoluir com novas funcionalidades, nas mais diferentes disciplinas de IA e beneficiar, cada vez mais, toda a sociedade na utilização dos serviços”, assegurou Olímpio.

“A integração pela TIM do TTS neural do Azure AI é um ótimo exemplo de aplicação de IA em inovação relevante para o negócio e para o consumidor final e mostra que a democratização do uso da tecnologia é fundamental para beneficiar cada vez mais um número maior de pessoas com soluções baseadas em IA”, afirmou, por sua vez, Christiano Faig, vice-presidente de tecnologia e soluções da Microsoft Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima