Além da disrupção: mudando as regras do mercado


No mundo de hoje, mais que ter uma marca consolidada no mercado é necessário saber como mantê-la assim por muito tempo. A melhor forma de garantir confiabilidade e fidelidade por parte dos consumidores é estar sempre de olho no futuro, de forma a prever o que o mercado exigirá e estar preparado para atender esta demanda. Pensando nisso, Jean Marie Dru, presidente e CEO da TBWA\, criou a metodologia denominada disrupção, que tornou-se tema do livro “Além da disrupção: mudando as regras do mercado”, que acaba de ser lançado no Brasil pelo selo Meio & Mensagem/Cultrix.

Com prefácio de Luis Grottera, CEO e presidente da TBWA\BR, o livro aborda o quanto é importante as empresas tentarem visualizar o futuro de seu mercado, preparando-se para mudanças, cada vez mais rápidas, e como esta preocupação pode significar a batalha ganha em relação aos maiores concorrentes. Para explicar passo a passo o que vem a ser a disrupção, o autor Jean-Marie Dru traça breve histórico sobre a criação do conceito, no início dos anos 90, pela TBWA\ com objetivo de ajudar a produzir estratégias de propaganda mais consistentes e que dessem às marcas mais “substância e peso”, rompendo o status quo e gerando uma disrupção da marca.

Jean-Marie Dru explica que a disrupção foi pensada por meio da observação de cases de sucesso de empresas que tinham apresentado crescimento exponencial em meio a um clima de mercado estável, porém, estagnado. Em todos os exemplos, percebia-se que, de certa forma, a convenção tinha sido deixada de lado, valorizando a inovação do produto e postura de marketing e/ou propaganda. Neste contexto, a disrupção foi imaginada como uma forma de “questionar a ordem estabelecida e desafiar abordagens atestadas e comprovadas”.

Para compreender o conceito praticamente, o livro apresenta série de cases descritos por parceiros de vários países, com o intuito de mostrar como a disrupção pode “energizar marcas” no mundo todo. Dividido em quatro partes, cada uma delas tem o propósito de explicar como se dá o processo de disrupção nas empresas. Assim, o livro se propõe a apresentar de forma objetiva, porém abrangente, a metodologia e sua aplicabilidade para o fortalecimento de marcas, identificando novos mercados, desenvolvendo produtos, renovando marcas, inventando novas organizações, iniciando mudanças culturais e sugerindo outros canais de distribuição.

Ficha Técnica
Tìtulo: Além da disrupção: mudando as regras do mercado
Autor: Jean-Marie Dru
Editora: Meio & Mensagem/Cultrix
Números de páginas: 296
Preço: R$ 46,80

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