Atuação ativa nas redes sociais



As companhias aéreas nacionais estão sintonizadas com o comportamento dos brasileiros, que são um dos maiores usuários de redes sociais no mundo. É o que detectou Estudo realizado pela agência de conteúdo digital Navigators. O levantamento analisou dez companhias aéreas. As quatro brasileiras – Tam, Gol, Avianca e Azul – atuam mais ativamente nas redes sociais do que as marcas internacionais. “Isso se deve à demanda dos internautas brasileiros presentes em redes como Facebook, Orkut e Twitter, que estão se tornando  canais mais efetivos de diálogo com o cliente”, afirma Gerson Areas, sócio-fundador da Navigators.

 

Outra característica local é que as empresas preocupam-se em gerar engajamento com o público do Facebook e, por isso, investem em ações promocionais. “A Gol, por exemplo, premiou ingressos para o show do Rappa em Belo Horizonte e esteve no evento Planeta Terra fazendo uma cobertura especial”, complementa Gerson.

 

Quando o assunto é o site, os clientes navegam com facilidade na maioria das páginas das empresas analisadas. O conteúdo em muitas delas, porém, deixa a desejar. Nas áreas de atendimento ao cliente, dividir por assuntos e manter o chat on-line são formas de tornar mais fluente o contato com o consumidor, segundo o sócio-fundador. “Estas são áreas importantes, porque geralmente atendem aos que se sentem insatisfeitos em relação aos serviços e exigem respostas e soluções mais ágeis. A agilidade dessa contrapartida ajuda a reforçar ou destruir a reputação da marca.”

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