A Camara-e (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e a E-Consulting, boutique digital de conhecimento e que cria, desenvolve e implementa estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anunciou o índice de varejo on-line (VOL) registrado no mercado brasileiro em abril deste ano. O VOL, que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo, atingiu, em abril de 2004, R$ 531,8 milhões, valor 43% maior do que o movimentado em abril do ano passado e correspondente a 3,1% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).
Se contarmos os setores separados, temos o VOL-Automóveis totalizando R$ 326,3 milhões, aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2003. O VOL-Turismo e o VOL-Bens de Consumo (VOL-Sem Autos) movimentaram em abril, respectivamente, R$ 75,1 milhões e R$ 130,4 milhões. O VOL-Turismo foi responsável por 14,1% do total do VOL, ao passo que o VOL-Bens de Consumo por 24,5%.