Os clientes passam a ser informados da “pegada de carbono” das compras, calculada sobre o valor total do ticket e o fator de emissão médio para o setor econômico do estabelecimento que realizou a venda
O banco BV passa a oferecer aos seus clientes de cartões uma comunicação, por e-mail, com o valor total de emissões de CO², dióxido de carbono, associadas aos dados de compras do último mês. “Será a primeira vez no mercado financeiro brasileiro que uma instituição irá utilizar dados de Open Finance para cálculo da difusão de gases nocivos ao meio ambiente, reafirmando o compromisso da instituição com a agenda de Inovação e ESG. O envio dos avisos será gradual e os titulares serão informados aos poucos sobre o saldo”, explicou Daniel Monteiro, diretor de seguros e cartões do banco BV.
De acordo com o executivo, o objetivo do projeto é oferecer aos clientes dados e insights para ajudá-los a consumir de forma mais consciente e engajá-los na causa ambiental. “Trata-se de iniciativa inédita no mercado brasileiro e foi desenvolvida porque era um pleito de nossos clientes. Para trazer maior abrangência na visibilidade das emissões a partir das compras em cartões de crédito, o banco irá utilizar os dados compartilhados a partir do Open Finance para medir as emissões associadas a cartões de outras instituições. A ‘pegada de carbono’ das compras será calculada sobre o valor total do ticket e o fator de emissão médio para o setor econômico do estabelecimento que realizou a venda”.
De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG), em 2021, o Brasil emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de gases do efeito estufa. O dado representa um aumento de pouco mais de 12% em relação à quantia registrada em 2020. Segundo o relatório, a maior alta só foi verificada em 2003, ano em que o país atingiu o recorde histórico de emissões, com 3,02 bilhões de toneladas. “Foi olhando para esses dados que o banco tomou a decisão. A nova infraestrutura de Open Finance que está sendo construída no Brasil abre um leque enorme de novas possibilidades de inovação para as instituições participantes. Aqui no BV temos pessoas pensando o tempo todo em criar novas soluções para tornar mais leve a vida dos nossos clientes”, complementou Jimmy Lui, superintendente de inovação e Open Finance do banco BV.
Compensação com compra de créditos
Segundo Claudia Furini, diretora de Marketing e ESG do banco BV, o objetivo complementar deste projeto é fazer uma comunicação educativa, trazendo o entendimento do impacto do consumo individual no meio “Em breve vamos viabilizar a opção de o cliente realizar a compensação dessas emissões com a compra de créditos de carbono porque acreditamos que investir tempo e dinheiro para evitar o aumento da temperatura do planeta sempre compensa”.