Os longos tempos de espera em balcões de check-in logo serão coisas do passado. A Siemens Business Services e o Sita, provedor de serviços de TI, desenvolveram uma solução que permite que passageiros aéreos façam a reserva do assento e o check-in por meio do telefone celular. A companhia aérea brasileira TAM é a primeira a testar o novo aplicativo móvel em dois de seus vôos domésticos (Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba) e pretende implementar o serviço de forma regular no ano de 2005.
No futuro, a “solução móvel para passageiros” tornará os cartões de embarque com fita magnética dispensáveis e diminuirá o congestionamento nos balcões de check-in. Isto porque, os custos da solução móvel são baixos e de fácil acompanhamento, após a taxa de registro de um ano, todos os demais custos operacionais serão cobrados apenas mediante a utilização. Isso permitirá que as companhias aéreas reduzam as suas despesas com processo de check-in e embarque, e também ofereçam um novo serviço para seus clientes.
O serviço funciona da seguinte maneira. Após informar seus dados, o passageiro recebe o aplicativo para seu celular com suporte para Java por meio de GPRS, como receberia um tipo de campainha. Para iniciar o processo de check-in, ele seleciona a passagem que está armazenada em um servidor, define onde gostaria de se sentar e confirma as informações com um clique. Poucos segundos depois ele receberá as suas informações de vôo na forma de um código de barras, que funcionará como um cartão de embarque eletrônico para passar pelo portão e para a verificação de segurança, que agora será o único momento em que as pessoas que utilizam a “Solução móvel para passageiros” terão de esperar na fila.