E-mail marketing eficiente

Autor: Marcio Eugênio
Ele não é novidade, mas ainda é muito eficiente – afinal, quem foi que disse que apenas coisas novas são eficientes? Ele também está em nosso dia a dia muito antes de se fazer publicidade no Facebook, Twitter ou outras redes sociais. O nome dele é e-mail marketing. Muita gente o confunde com spam, ou não sabe utilizá-lo direito, mas acontece que esta ferramenta é essencial para manter um relacionamento com o cliente e também para promover seus produtos e conseguir boas vendas. Este artigo vem com o intuito de desmistificar alguns conceitos definidos sobre o uso do e-mail marketing e mostrar que ele não está defasado – muito pelo contrário!
“Começando do começo”
 Mas como conseguir uma lista de e-mails boa e consistente? O trabalho é de formiguinha. Você pode oferecer ao visitante de sua página um cupom de desconto para a primeira compra, ou então algum conteúdo, em troca da assinatura da newsletter. Mas atenção: você tem que informar que enviará conteúdos relativos ao seu negócio e que o assinante pode deixar de receber os e-mails quando quiser. É uma relação de troca: você quer que ele receba seus e-mails para comprar seus produtos e ele quer assinar este email para receber alguma vantagem na hora da compra.
Também é interessante escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing para que estes conteúdos sejam disparados. Para quem está começando, existem opções gratuitas e com algum limite de disparos mensais. É importante, porém, analisar a possibilidade de assinar um destes serviços para conseguir usufruir por completo desta ferramenta.
Com a mão na massa 
Um bom e-mail marketing é feito através de muito teste e muita criatividade. E a primeira fase desta empreitada está no título do e-mail. Ele é determinante na hora em que o usuário abre a caixa de entrada e vê aquela mensagem não lida. Seja criativo, instigue o leitor. Um bom título aumenta a probabilidade de abertura do e-mail, e isto já é um ótimo avanço!
Também é interessante realizar o envio de mensagens através de testes A/B. Ou seja, através da ferramenta de e-mail marketing, são enviados dois emails – cada um com um título diferente. Aquele que tiver a maior taxa de abertura será o eleito para ser enviado ao resto da lista de clientes. Testes A/B são muito importantes para que você saiba se está seguindo um bom caminho na construção de um título eficiente.
O recheio do sanduíche
Com as pontas preparadas, é preciso pensar no conteúdo, no recheio do e-mail. Assim como em uma loja virtual, uma boa foto é fundamental para apresentar o produto em destaque. Mas não se valha apenas dele! É preciso pensar também no texto que vai junto com o e-mail. Coloque alguma informação complementar, auxilie seu cliente na utilização de algum produto. Faça com que ele queira entrar novamente na sua loja!
Conhecer qual o público do seu negócio é bastante importante para gerar este clique a mais. Quando você sabe quais são suas preferências, fica mais fácil pensar no conteúdo que você irá proporcionar dentro do e-mail.
 
Seja legal, não seja chato!
Gente chata a gente até que atura, mas empresa chata não! Ninguém gosta de receber uma enxurrada de e-mails de uma empresa. Quando você faz isso, a percepção que ele tem é de que você está desesperado para vender. Procure definir um período onde o cliente não enjoe da sua cara, mas também não lhe esqueça. Ofereça descontos especiais para quem é assinante, mostre que o seu e-mail marketing é um diferencial para quem assina. O seu cliente se sente mais importante e você consegue efetivar uma quantidade maior de vendas.
Quanto mais segmentado, melhor
Tendo este pensamento na cabeça, acredito que fica muito mais fácil você enviar um e-mail mais assertivo para seus clientes. Se seu negócio não é muito nichado, procure então segmentar os clientes da sua lista. Sua loja vende artigos de perfumaria? Procure, pelo menos, enviar um email com promoções para os homens e outro para as mulheres. Além disso, com algumas ferramentas você consegue mensagens mais efetivas, baseadas no histórico de compras do cliente. Quando se trata de efetivação de vendas, um e-mail marketing baseado no histórico é mais efetivo do que a própria navegação no site.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual.

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