O diretor de marketing da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), Luiz Fernando Lucas,lançou o guia “Três dimensões para fortalecer sua marca”, um compêndio de orientações para que pequenos e médios empresários possam unir identidade corporativa e relacionamento com clientes (CRM) numa única estratégia, com o objetivo de criar a imagem de marca ideal na mente de cada consumidor.
Baseado na premissa de que cada cliente forma uma imagem individual de uma empresa, nos mais variados segmentos, Lucas avalia que o primeiro passo do empreendedor para o fortalecimento da marca é identificar seus diferenciais em relação à concorrência. “É comum as empresas de pequeno e médio porte terem dificuldade em compreender o que de fato são seus diferenciais e o que é apenas requisito para competir no mercado”, afirma.
Para o aprimoramento constante da marca, explica o consultor, é necessário alinhar a identidade corporativa, verificando quais são os pontos mais importantes de comunicação entre a empresa e o cliente. “Os diversos itens que formam a identidade corporativa, como fachada do estabelecimento, folders, website, uniformes dos funcionários e até o atendimento telefônico, devem transmitir a mesma imagem de marca, tanto do ponto de vista visual quanto escrito e verbal”, diz.
Lucas diz ser imprescindível avaliar a empresa com os olhos do cliente. “Uma das dicas é testar os funcionários da empresa, ligando ou solicitando uma visita como se fosse um cliente comum. O mais importante é criar indicadores para medir periodicamente os pontos que possam dificultar a formação da imagem da marca na mente de cada cliente”, conclui. O guia “Três dimensões para fortalecer sua marca” está disponível gratuitamente em versão eletrônica para download no site www.meglio.com.br.