Com base em uma pesquisa global com líderes de tecnologia, o Relatório de Benchmarks de Conectividade (Connectivity Benchmark Report) de 2019, da Mulesoft, revela que, enquanto 97% das organizações estão hoje realizando ou planejando realizar iniciativas de transformação digital, os desafios da integração estão dificultando os esforços de 84% delas. Quase metade dos entrevistados (43%) relatou que mais de 1.000 aplicativos estão sendo usados por todas as suas empresas, mas apenas 29% deles estão integrados entre si, deixando valiosos dados presos em silos.
A pesquisa com 650 entrevistados dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Austrália, Cingapura e China, também revela que a TI luta para acompanhar as demandas dos negócios, tendo em vista que 64% dos entrevistados disseram que não conseguiram entregar todos os projetos no ano passado. Além disso, espera-se que os volumes de projetos cresçam, com os entrevistados prevendo, em média, um aumento de 32% neste ano. Se as iniciativas de transformação digital não forem concluídas com êxito, 90% das organizações acreditam que as receitas da empresa serão impactadas negativamente.
“As empresas hoje estão competindo em velocidade e agilidade enquanto correm para atender às expectativas dos clientes. Como resultado, todas as organizações estão passando por uma transformação digital para oferecer uma experiência de cliente completamente conectada. Isso colocou a integração no centro das atenções como uma alta prioridade empresarial”, disse Greg Schott, CEO da MuleSoft. “Com o cenário de TI se tornando cada vez mais complexo, as organizações podem construir suas redes de aplicativos ao ritmo de uma API por vez, oferecendo às empresas uma base ágil para o sucesso na era digital.”
NOVO PAPEL DA TI
A expansão da função da TI é impulsionada por uma maior necessidade de suporte nas linhas de negócios. À medida que as empresas correm para se transformar digitalmente, o que antes era uma necessidade específica de TI para integração agora se expandiu para as unidades de negócios em toda a organização. Com isso, 2% dos entrevistados dizem que as necessidades de integração de sua empresa vão além da TI para abranger uma ampla variedade de funções, como analistas de negócios (49%), cientistas de dados (42%), recursos humanos (37%) e marketing (36%);
Os líderes de TI e de negócios estão mais alinhados do que nunca: o número dos entrevistados que identificaram o não-alinhamento entre negócios e TI como um grande desafio caiu de 43% no ano passado para 29% este ano. Além disso, o alinhamento entre a TI e os negócios vai até o compartilhamento dos principais indicadores de desempenho (KPIs). Mais de três quartos (77%) dos entrevistados que hoje realizam ou planejam realizar iniciativas de transformação digital, citam o aumento da eficiência dos negócios como meta neste ano, e 71% citam a melhoria da experiência do cliente como meta.