Inteligência analítica nos negócios



Que tipo de análise devemos fazer do ambiente de negócios? Quais dados analisar? Que raciocínio adotar? Foi pensando nessas perguntas que os autores Thomas Davenport, Robert Morison e Jeanne Harris se uniram para escrever “Inteligência Analítica nos Negócios”, lançado no Brasil pela Campus-Elsevier.

 

O livro mostra diversos tipos de ferramentas analíticas, de estatística a medidas qualitativas – como codificação do comportamento sistemática – que irão melhorar as decisões em muitas áreas, da escolha de novos produtos que poderiam interessar aos clientes, à aferição da eficácia na utilização de verbas de marketing. A inteligência analítica está permitindo que muitas empresas alavanquem importantes decisões e processos de negócios de forma agressiva e com resultados surpreendentes.

 

Para os autores, “analítico” significa o uso da análise, dados e raciocínio sistemático no processo de tomada de decisão. Não há respostas fáceis e diretas; o livro defende que qualquer processo analítico pode ser bom, desde que seja realizado de maneira séria e sistemática.

 

Qual é a recompensa para colocar a inteligência analítica em uma organização? Para os autores, as recompensas são muitas. “Acreditamos que não por acaso as empresas que são líderes analíticos muitas vezes também desempenho excepcional. A inteligência analítica não é a única maneira como a organização pode ter sucesso; existem excelentes exemplos, na maior parte dos setores, da viabilidade da inteligência analítica como caminho para o sucesso”.

 

Ficha Técnica
Título: Inteligência Analítica nos Negócios
Autores: Thomas Davenport, Robert Morison e Jeanne Harris
Editora: Campus-Elsevier
Número de páginas: 256
Preço: R$ 67,00

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