Que tipo de análise devemos fazer do ambiente de negócios? Quais dados analisar? Que raciocínio adotar? Foi pensando nessas perguntas que os autores Thomas Davenport, Robert Morison e Jeanne Harris se uniram para escrever “Inteligência Analítica nos Negócios”, lançado no Brasil pela Campus-Elsevier.
O livro mostra diversos tipos de ferramentas analíticas, de estatística a medidas qualitativas – como codificação do comportamento sistemática – que irão melhorar as decisões em muitas áreas, da escolha de novos produtos que poderiam interessar aos clientes, à aferição da eficácia na utilização de verbas de marketing. A inteligência analítica está permitindo que muitas empresas alavanquem importantes decisões e processos de negócios de forma agressiva e com resultados surpreendentes.
Para os autores, “analítico” significa o uso da análise, dados e raciocínio sistemático no processo de tomada de decisão. Não há respostas fáceis e diretas; o livro defende que qualquer processo analítico pode ser bom, desde que seja realizado de maneira séria e sistemática.
Qual é a recompensa para colocar a inteligência analítica em uma organização? Para os autores, as recompensas são muitas. “Acreditamos que não por acaso as empresas que são líderes analíticos muitas vezes também desempenho excepcional. A inteligência analítica não é a única maneira como a organização pode ter sucesso; existem excelentes exemplos, na maior parte dos setores, da viabilidade da inteligência analítica como caminho para o sucesso”.
Ficha Técnica
Título: Inteligência Analítica nos Negócios
Autores: Thomas Davenport, Robert Morison e Jeanne Harris
Editora: Campus-Elsevier
Número de páginas: 256
Preço: R$ 67,00
Título: Inteligência Analítica nos Negócios
Autores: Thomas Davenport, Robert Morison e Jeanne Harris
Editora: Campus-Elsevier
Número de páginas: 256
Preço: R$ 67,00