A Le Pera e a Venko Consulting lançam no mercado uma ferramenta que visa modernizar os métodos de pesquisa e, conseqüentemente o direcionamento das estratégias empresariais, para atender melhor suas necessidades. O Psicom ratifica que as pessoas não podem ser reunidas por sexo, faixa etária ou distribuição geográfica mas, em mundo globalizado, estes clusters se agrupam por afinidades, atitudes, motivações pessoais, comportamentos, dimensões de pensamento e julgamento.
O perfil comportamental no qual o Psicom se baseia é no trabalho de William Moulton Marston e mede o comportamento e emoções observáveis. Além deste estudo, outro ponto adotado como base é o perfil de atitudes e motivações pessoais, o perfil de valores, baseado no trabalho de Edward Spranger. Ele observou que as pessoas vêem o mundo de maneiras diferentes, identificando diversas atitudes.
Outro ponto do Psicom é o perfil de atributos baseado no trabalho de Robert Hartman, criador da axiologia. Os atributos podem ser divididos em grandes dimensões que nos ajudam a entender como a compra de um produto é processada na mente de uma pessoa.
O Psicom, aplicado à comunicação, mostra que o conceito criativo pode se manifestar em situações distintas para cada um dos grupos. “Isso aumenta as chances de ampliação de share de mercado e de clientes, posicionando a marca com abordagens diferentes para cada um dos clusters”, afirma Marcos Le Pera, presidente e diretor de criação da Le Pera.