Andrea Krewer, CEO da Sodexo On-site Brasil

Mais de 90% dos brasileiros têm uma percepção positiva em relação à alimentação sustentável

Pesquisa da Sodexo mostra que, enquanto no Brasil 51% dos entrevistados se declararam engajados com a alimentação sustentável, já no resultado global, o número fica em 42%

A 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, conduzida pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, revela que os brasileiros possuem a maior percepção positiva em relação à alimentação sustentável no mundo. Com quase 7,3 mil entrevistados em cinco países – França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia, a pesquisa destaca que 91% dos brasileiros veem a alimentação sustentável de maneira otimista, acima da média global de 74%.

Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil, ressalta a visão das empresas como agentes de transformação. “Pelo segundo ano consecutivo, percebemos um desejo cada vez maior dos brasileiros por uma alimentação mais sustentável, se comparado a outros países que participaram desta edição. A pesquisa é um chamado à ação e à responsabilidade das empresas, que assim como a Sodexo, precisam liderar essa mudança. Estamos comprometidos em informar e inspirar o mercado a adotar práticas que beneficiem não apenas a saúde e qualidade de vida, mas também o meio ambiente e a sociedade. Nosso objetivo é mostrar que uma agenda sustentável pode ser, de fato, viável e transformadora para todos”.

Preço e sabor

Embora a consciência e percepção desta frente seja alta, globalmente, o preço e o sabor são os fatores mais considerados na escolha de alimentos mais sustentáveis. Globalmente, para 73% dos consumidores que responderam à pesquisa, o preço é o principal critério, seguido pelo sabor por 61% das pessoas. Isso se deve à situação econômica no mundo, já que com a alta da inflação, o poder de compra acaba sendo um fator decisório.

A Food Barometer também indica, que 29% dos entrevistados globalmente esperam que a indústria de foodservice lidere a transição para dietas mais sustentáveis, mostrando um aumento de oito pontos em relação à edição anterior, realizada em 2023, com prioridade em ações como a redução do desperdício (50%), o uso de produtos locais (41%) e ingredientes de práticas agrícolas sustentáveis (40%). Além disso, educação alimentar é essencial nesse processo, com 36% dos entrevistados globais esperando que as empresas de foodservice contribuam para educar os consumidores sobre alimentação sustentável.

“No Brasil, onde 72% dos negócios da Sodexo estão focados em alimentação, a empresa está sempre inovando em seus cardápios para trazer receitas mais sustentáveis e investindo em iniciativas, como o programa WasteWatch, que tem como objetivo realizar uma gestão integrada de resíduos em nossas operações. Em 2024, o programa garantiu que mais de duas mil toneladas de alimentos deixassem de ser desperdiçadas, o equivalente a mais de 3,7 milhões de refeições e uma redução de 27% nas emissões de CO². Outras iniciativas visam de atingir globalmente a meta de Net Zero até 2040, incluindo a Cozinha Inteligente®, a promoção de uma cadeia de fornecimento sustentável e o uso de veículos elétricos para reduzir emissões na logística” afirmou Andrea.

De acordo com a executiva, “a alimentação sustentável é uma responsabilidade compartilhada com todo nosso ecossistema, e, como líderes no setor, assumimos o compromisso de ir além do óbvio, proporcionando experiências que são prazerosas, mas profundamente conectadas aos princípios ESG. Nossa pesquisa aponta que os consumidores estão prontos para mudar seus hábitos alimentares, mas precisam de suporte para conseguir isso. É justamente aqui que a Sodexo entra, com um papel fundamental de introduzir ingredientes menos conhecidos e oferecer receitas que sejam saborosas e sustentáveis, incentivando-os em suas escolhas alimentares. Nesse sentido, nossos chefs contribuem para acelerar essa importante mudança. A criatividade e a originalidade das receitas oferecidas pelos chefs Sodexo vão fazer a diferença, com excelência gastronômica e sustentabilidade”.

Metodologia 

A 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade – Food Barometer 2024 investigou as motivações e barreiras para a adoção de práticas alimentares sustentáveis. A pesquisa aconteceu entre junho e julho de 2024 e os resultados indicam que a percepção positiva sobre alimentação sustentável é predominante em todas as faixas etárias e sociais, e que o desejo de consumir esse tipo de alimentos se aplica a diversos momentos do dia a dia.

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