Fernando Cardoso chega com a missão de ajudar a expandir a marca e disseminar a cultura de live shopping
A Mimo Live Sales, startup especializada em live shopping B2B SAAS, modalidade que une o live stream com o e-commerce, anunciou a chegada do executivo Fernando Cardoso para assumir a posição de Chief Revenue Officer (CRO). A empresa, que entre seus sócios os empresários e apresentadores Luciano Huck e Sabrina Sato, está em plena expansão no país e a contratação do executivo tem o objetivo de acelerar ainda mais esse processo.
“Chego com um desafio grande de ajudar a educar o mercado brasileiro para o modelo de live shopping, que ainda está só no começo. Temos muitas oportunidades de expandir o live commerce dentro de diversos setores como varejo e também das indústrias que estão buscando se aproximar do consumidor”, afirmou Cardoso.
O anúncio acontece após a empresa capitalizar uma rodada de investimentos Pré-Série A*, financiada pelos CVCs da Locaweb (LW Ventures) e Cencosud Ventures. Com os recursos adquiridos, a startup espera desenvolver ainda mais sua tecnologia ao vivo – permitindo que as compras aconteçam nos sites das marcas em maior escala -, aprofundar nos recursos para extrair e analisar dados e insights em tempo real, e lançar soluções de vídeo commerce.
Para Monique Lima, CEO e cofundadora da Mimo, a chegada do executivo é essencial para essa nova fase da empresa. “Com o foco do negócio voltado para crescimento, a chegada de um profissional como o Fernando, que possui extenso know-how em venda de softwares para varejo, só tem a agregar. Estamos muito felizes com a chegada dele e otimistas com o que vem por aí. ”,
Background de peso
Graduado em Publicidade e MKT e com especialização em Gestão de Marca pela Escola Superior de Propagando e Marketing (ESPM), em São Paulo, Cardoso chega com experiência na bagagem e um olhar renovado para o momento de crescimento da Mimo.
Por cinco anos, fez parte do time da Bornlogic, plataforma que incentiva vendedores e promotores a criar vídeos e anúncios nas redes sociais da própria marca, de onde continua sócio. Foi na Bornlogic que ocupou o cargo de Chief Revenue Officer e liderou um time de mais de 50 pessoas, respondendo pelas áreas de Marketing, Sales Channels (Partnerships), Business Development, Field/Inside Sales, Implementation Success (Onboarding), Growth (Key-Accounts) e Revenue Operations.
Mercado em expansão
O número crescente de marcas no portfólio da Mimo reflete uma expansão do comércio ao vivo em todo o mundo. As projeções e estimativas estão ficando cada vez mais robustas. Na China, onde o live commerce nasceu em 2016, esse canal de venda já representa 30% de todas as vendas do e-commerce, e a expectativa é chegar a US$ 670 bilhões em vendas este ano, segundo a empresa de consultoria Mckinsey & Company.
De acordo com um novo estudo da consultoria global Accenture, as mídias sociais atingirão US$ 1,2 trilhão até 2025 e as compras ao vivo devem representar 20% desse total. “Esses números mostram que o comércio ao vivo não é mais apenas uma tendência, e sim uma realidade. E deve continuar a se desenvolver progressivamente, guiado pela tecnologia sem atrito e pelo novo comportamento do cliente de compras digitais, à medida que as pessoas se tornam mais abertas a fazer compras on-line e obtêm uma experiência de compra digital humanizada por meio de transmissão ao vivo”, concluiu Monique.