Autor:
Alessandro Damasio
Será que ouvi bem? Contramão da crise?! Sim, é verdade, por mais incrível que possa parecer, existem exemplos de empresas e indústrias que estão mantendo o investimento planejado e gerando empregos. A crise global não é virtual, problemas existem, demissões também, mas muitas empresas estão na contramão da crise econômica lutando firmemente no anonimato, já que infelizmente ainda vigora a lei de que notícia boa não dá Ibope. Sobrevivendo à tentação de cortar custos, estão investindo para crescer e aumentar a produtividade. Investimento em processos, tecnologia, capacitação, e gente.
Todo o mundo fala em crise, alguns prevêem momentos semelhantes ao terrível ano de 1929. O medo tem bons fundamentos, mas me preocupa esse sentimento de desespero generalizado. Tive a oportunidade de compartilhar resultados de 2008 e projeções para 2009 com diversos participantes do segmento de contact center. Dentre provedores de serviço, fabricantes de tecnologia e integradores, todos, sem exceção, apontaram crescimento quantitativo e qualitativo em 2008 e não prevêm nada distinto neste ano. Existe a precaução, não o desespero. A prova disso está na notícia da contratação de mais 4.000 funcionários por uma das maiores empresas provedoras de Call Center do país. Não acredito estejam na contramão, tampouco que somente o segmento de Call Center floreça neste mar de terror.
É fato! A crise existe e é grave, aqui no Brasil, já afeta os setores que dependem de crédito e de financiamentos externos, como automóveis, construção civil, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos. Tudo isso é verdade, assim como o recorde de vendas de automóveis em dezembro, após o alívio na cobrança do IPI. A produção de veículos registrou forte queda em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, mas disparou 92% se comparado a dezembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (09) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
De acordo com a entidade, no mês de janeiro foram produzidos 186,1 mil veículos, ante 255,2 mil em janeiro de 2008, o que representa queda de 27,1%. No entanto, em relação ao mês anterior, dezembro de 2008 (96,6 mil), a alta foi de 92,7%.
Da mesma forma não podemos ignorar que o brasileiro nasce e vive em crise. Para quem sobreviveu depois de ver todas suas economias virarem R$50 da noite para o dia, soa estranho o desespero. Filas de restaurantes voltaram antes do início das aulas. Indústria de cosméticos está em franco crescimento. A crise vai passar deixando feridos pelo caminho, mas vai passar.
Dizem que em tempos de crise uns choram enquanto outros vendem lenços. A meditação sobre essa frase é válida: que tenhamos menos desespero e mais razão, que tenhamos informação, mas não o apego ao caos e que saibamos tirar o ótimo de sermos brasileiros: que a nossa alegria, flexibilidade e criatividade prevaleçam.
Alessandro Damasio é gerente geral da Aspect no Brasil.
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