O uso da TV móvel no Brasil



A Telegent Systems, empresa de tecnologia para televisão móvel, e a In-Stat, consultoria independente de pesquisa de mercado, anunciaram os resultados da pesquisa “Analog Mobile TV: The World´s Most Widely Available Option for Mobile TV”, sobre o uso da TV móvel analógica. Realizada no Brasil, Colômbia, Indonésia e Turquia, a pesquisa revelou a previsão de uma base de 54 milhões de consumidores ao redor do mundo em 2009, sinalizando assim a chegada definitiva da TV móvel no mercado de massa, como também estima um crescimento de seis vezes para 300 milhões de usuários até 2013.

 

O estudo mostrou que os usuários realmente gostam da TV móvel, sendo que a grande maioria assiste pelo menos uma vez por semana. Em algumas regiões, 40% ou mais dos pesquisados assistem a TV móvel diariamente. No Brasil, os usuários assistem: diariamente (18%), 5 dias por semana (10%), 3 dias por semana (30%), 1 dia por semana (15%), raramente (27%). Um resultando surpreendente do estudo se refere ao tempo que o usuário assiste a TV móvel, sendo que aproximadamente 2/3 dos pesquisados afirmaram assistir por pelo menos 30 minutos nos dias que acessam a TV móvel. Os participantes brasileiros do estudo declararam que assistem a TV móvel: mais de 30 minutos/dia (20%), 30 min/dia (30%), 10 min/dia (25%), menos de 10 min/dia (25%).

 

Foi solicitado aos participantes da pesquisa para classificar a qualidade de imagem, áudio e facilidade de uso. Na maior parte dos locais, a grande maioria dos pesquisados classificaram as funcionalidades de recepção como Boa ou Excelente, resultando assim numa experiência Boa ou Excelente. Isso levou a concluir que a recepção parece definir a qualidade da experiência do usuário. Dos brasileiros pesquisados, 40% afirmaram que a recepção (qualidade de imagem, áudio e facilidade de uso da interface) é excelente ou boa.

 

“Esta pesquisa comprova que existe uma forte demanda na região para o uso da TV móvel. Agora estamos disseminando esta tecnologia de captação de imagens em GPSs, Porta-retratos, Media Players e mais uma série de produtos.” comenta Luiz Brandão, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Telegent para a América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima