As redes sociais ganharam espaço na rotina de milhões de pessoas tornando-se um ambiente para conhecer pessoas, trocar opiniões e experiências. A PepsiCo, que já possui outras iniciativas Web 2.0, inaugura uma comunidade aberta ao público, o Snack Life. A plataforma visa reunir as ideias que os consumidores já dão espontaneamente em redes sociais, em fóruns e outros canais sobre produtos, lançamentos, ações.
Com a iniciativa, a PepsiCo espera ampliar as conversas sobre as marcas. “Estamos convidando nossos consumidores a participarem da ´vida´ da marca que ele aprecia, em contrapartida, vamos entender o que pensa e quais expectativas têm sobre os nossos produtos”, diz Roberto Angelino, diretor de marketing da PepsiCo. O desenvolvimento da rede Snack Life é da agência Cubocc.
O Snack Life possui, atualmente, cerca de 430 usuários e por lá já circulam mais de 700 ideias. Para estimular os insights, os “Snackrs”, como são denominados os usuários dentro da rede, recebem, em primeira mão, informações sobre os próximos lançamentos das marcas, participam de quizz, e outras ações já estão sendo planejadas.
Depois de cadastrado, o usuário tem acesso a todos os aplicativos disponíveis: fotos, mensagens, links e vídeos. Quanto mais o usuário participa mais acumula pontos, que servirão para medir sua participação na rede. Os “Snackrs” também podem escolher quais são suas marcas favoritas e, dessa forma, recebem as informações que lhe interessam e participam de fóruns relacionados.
“Na web, as pessoas estão interessadas em conversar, é isso que a Snack Life proporciona. Nós queremos participar dessa conversa. Da rede poderá surgir uma embalagem mais prática, uma ação que atenda uma determinada região, por exemplo. Estamos convidando todos os consumidores e definindo um novo modelo de negócios para o futuro, muito mais colaborativo”, completa.