Flávio Monduzzi, COO da SGA TI em Nuvem

Qual a importância da comunicação entre  as áreas de TI, comercial e planejamento? 

Empatia e entendimento entre as equipes permitem descobrir o que é possível ser realizado no dia a dia e contribuir com o sucesso de toda a organização 

Autor: Flávio Monduzzi

Modernas tecnologias nascem e já impactam diversas áreas de um mesmo negócio, automatizando processos, otimizando estratégias, trazendo mais segurança, facilitando procedimentos do dia a dia, entre outros. No varejo, a possibilidade de obter insights e fazer análises para elaborar estratégias assertivas está entre as principais vantagens do uso de inovações. Por isso, é fato que as empresas que não aproveitarem o melhor que o avanço tecnológico têm a oferecer, tem grandes chances de perder vendas, clientes e vantagem competitiva perante a concorrência.

Neste cenário, portanto, é essencial que as áreas da empresa estejam sempre conectadas com o setor de TI, trocando experiências, dúvidas e ideias para que todos caminhem em direção ao mesmo objetivo. Quanto mais estes setores estiverem atuando juntos, mais os negócios tendem a crescer.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento realizado em setembro de 2020, pelo PageGroup, organização que fornece serviços de recrutamento, as habilidades mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina são trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%). 

Assim, é sabido que não importa o segmento ou porte das empresas, uma boa comunicação e um bom trabalho em equipe é algo valioso para todas as organizações, , porém, é importante ressaltar que muitas vezes, isso não acontece da melhor forma. Por isso, líderes precisam sempre atuar para que colaboradores de diferentes áreas estejam em sintonia, promovendo reuniões, alinhamentos e até mesmo treinamentos. Garantindo assim, que os funcionários tenham conhecimento sobre o que de fato acontece na empresa e as funções de cada um nesse contexto geral

Por exemplo, de um lado, as áreas comercial e de planejamento precisam informar ao time de TI quais metas possuem e os dados que necessitam consumir. Do outro, os especialistas de tecnologia irão buscar novas informações, construir modelos, viabilizar as análises, além de guiar os profissionais dessas áreas no entendimento mais amplo desses dados. Além disso, todos passam a compartilhar e ter acesso aos desafios enfrentados pelas equipes para que além de empatia, entendam o que é possível ser realizado no dia a dia e a como contribuir com o sucesso de toda a organização

É possível concluir, portanto, que cada vez mais as áreas devem estar integradas, pois só assim conseguirão obter total proveito dos dados e alcançar o objetivo final da companhia. A união entre as equipes e as áreas são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte ou atuação. 

Flávio Monduzzi é COO da SGA TI em Nuvem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima