Nome: Satoshi Fukuura
Empresa: ML Serviços Financeiros
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Empresa de Cobrança
Experiência: Credicard, Banco Bandeirantes, Fináustria Financiamentos, Atento Brasil e Grupo Nelson Paschoalotto
Formação: Direito
Investimento na Carreira
Executivo acredita na profissionalização das empresas de cobrança
O diretor-executivo da ML Serviços Financeiros, Satoshi Fukuura, é a Personalidade ClienteSA IRC+ 2010 na categoria Empresa de Cobrança, também ganhador do Trófeu Ouro. Ao descrever a indústria de crédito e cobrança como um terreno árido, revela que receber o prêmio foi como um “bálsamo” para ele e sua equipe. O diretor, que está no segmento há 25 anos, conta ter iniciado sua carreira no Direito. “A indústria de cobrança era vista como um aspecto jurídico, ou seja, coisa para advogado. Quando ela evoluiu, fiz o mesmo com a minha carreira”, explica. Satoshi conta que o planejamento de cobrança, a invenção ou normatização de processos e a criação de padrões também colaboraram para fundamentar suas experiências profissionais. Quanto ao aspecto de evolução das empresas de cobrança, o executivo acredita que a grande maioria, empresas familiares, está passando por um processo de profissionalização. “Nos últimos 10 anos muita gente do mercado financeiro toma posições executivas nesse tipo de empresa e, com isso, traz muita cultura para o mercado prestador de serviços”. Antes da ML Serviços Financeiros, Fukuura trabalhou na Credicard, no Banco Bandeirantes, na Fináustria Financiamentos, na Atento Brasil e no Grupo Nelson Paschoalotto.
Nome: Paulo Santos
Empresa: Casas Bahia Comercial Ltda.
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Comércio – Varejista
Experiência: Casas Bahia
Formação: Gestão de Negócios Empresariais
Construção do ideal
A crença na expansão do setor
Paulo Santos, diretor de Recuperação de Créditos da Casas Bahia, é o ganhador da categoria Comércio Varejista, do prêmio Personalidades ClienteSA IRC+ 2010. Com 18 anos de carreira nesse mercado, Santos declara ser realmente gratificante o segmento de crédito e cobrança, costumeiramente desvalorizado, ser atrelado à uma boa recuperação e a um nível considerável de PDD. “Todo o pessoal desqualificado ou que não tinha credibilidade em uma organização era mandado para esse setor. E agora nós conseguimos ter inteligência suficiente para ter um reconhecimento interno, da empresa e do profissional que atua nessa área”, afirma satisfeito. O executivo acredita que o mais difícil não seja trabalhar, mas colocar as ideias certas nos momentos certos. E oferece o exemplo da atual crise financeira da qual o mundo ainda está se recuperando, “considero o Brasil o país com as melhores práticas em relação ao mercado de crédito e cobrança, superou fácil a crise e quase não se abalou. Ele está mais preparado, pois esse segmento não existe sem tecnologia, inteligência, processos e, principalmente, criatividade”.
Nome: Daniel Pereira
Empresa: GVP Consulting Services
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Prestadora de Serviços
Experiência: Microsoft
Formação: Administração de Empresas
Esforço recompensado
Executivo celebra o reconhecimento dos clientes
“É importante saber que o trabalho foi bem feito e que será recompensado”. Essa é a conclusão de Daniel Pereira, diretor da GVP Consulting Services, ao receber o Prêmio Personalidades ClienteSA IRC+ 2010 na categoria Prestadora de Serviços. “Os clientes indicaram que nós conseguimos atender à demanda deles na área de prestação de serviços de callcenter e cobrança” enfatiza o diretor, acrescentando que a premiação é importante por valorizar as empresas de cobrança, nem sempre bem vistas pelo cliente final. Pereira diz que o processo de união da área de prestação de serviços com suas respectivas ferramentas ofereceu boas soluções para o cliente, motivo pelo qual recebeu a certificação da ISO em 2009. Quanto à evolução do mercado nos próximos anos, o executivo acredita que com o crescimento da oferta haverá o fomento da demanda de crédito pessoal. “A tendência é que você forneça mais dinheiro ao público e, consequentemente, colabore para o crescimento do Brasil”, conclui.
Nome: Emerson Gaia
Empresa: Plusoft
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Tecnologia
Experiência: Credicard e TAM Viagens
Formação: Comunicação Social
Fidelizar o cliente
Conquistando o cliente através de inovações tecnológicas
Emerson Gaia, diretor de Canais e Parcerias Tecnológicas da Plusoft, é o ganhador do Prêmio Personalidades ClienteSA IRC+ 2010 na categoria de Tecnologia. Formado em Comunicação Social, realizou curso de extensão com foco em Gestão de Negócios e Administração de Contact Center, e possui mais de 18 anos de experiência no mercado de TI, gestão de relacionamento com o cliente e em CRM. Esteve mais de 15 anos na área de consultoria em Contact Center e Telemarketing e há dois anos trabalha em crédito e cobrança na Plusoft. Sobre a premiação, acredita que não seja apenas um mérito próprio, mas de toda a empresa. “Ela representa uma parcela significativa dessa conquista”, declara. Sobre o mercado em que atua, Gaia diz que as instituições financeiras estenderam bastante o crédito para os consumidores, reflexo da inovação e da contínua busca por melhoria na recuperação da receita, ao mesmo tempo em que tenta a fidelização do cliente. “Baseado no perfil do consumidor atual, acho que existem formas de conseguir a confiança do cliente sem fazer com que ele se afaste da instituição”, opina.
Nome: Alexandre de Oliveira
Empresa: Grupo Santander Brasil
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Bancos
Experiência: Banco Itaú
Formação: Administração de Empresas
Estruturação para crescer
Para executivo o planejamento estratégico é essencial
Alexandre de Oliveira, do Grupo Santander Brasil, foi o premiado Personalidades ClienteSA IRC+ 2010 na categoria Bancos. Ele reconhece que os 16 anos de experiência nesse mercado, somados ao trabalho de sua equipe, foram os principais fatores que garantiram o sucesso do desempenho do Santander. “O prêmio vem coroar as melhores práticas de hoje no setor de crédito e cobrança, que é o segmento que está impulsionando bastante a economia dos principais setores”, reforça Oliveira, que hoje assume a posição de gerente de Recuperação de Crédito e, além de ter em seu currículo a formação em administração de empresas e dois MBA´s em finanças, passou pelo banco Itaú. Quanto ao mercado no Brasil, o gerente citou a retração da economia, principalmente na parte de expansão de crédito. No entanto, afirma que, aos poucos, sabendo fazer o crescimento de uma forma sustentável e usando práticas melhores, o saldo final será positivo. “O crescimento bem estruturado do mercado de crédito é que vai fazer com que a economia brasileira se torne uma das maiores do mundo”, acredita.
Nome: Luis Roberto Silva
Empresa: CSU CardSystem SA
Personalidade ClienteSA IRC+ 2010: Empresa de Call Center em Cobrança
Experiência: Brasil Telecom, Telemar Norte Leste, Algar Telecom Leste e Credicard
Formação: Ciências Econômicas
Sem medo de encarar o novo
Luis Roberto Silva colhe com orgulho os frutos de seu trabalho
“Estou muito satisfeito por ter o reconhecimento de quem acredita que o meu trabalho foi um diferencial para o mercado e para o cliente”. Essas são as palavras de Luis Roberto Silva, superintendente da CSU CardSystem e ganhador do prêmio Personalidades ClienteSA IRC+ 2010 na categoria Empresa de Call Center em Cobrança. Silva, formado em Ciências Econômicas, está há mais de 20 anos na área de crédito. Ele especifica que apesar de sempre estar na posição de contratante, nos últimos três anos tem encarado o desafio de ser fornecedor. “O background que adquiri nas empresas de cartões de crédito e de telecomunicações foi o que garantiu meu bom desempenho nesse papel”, explica. Sobre a evolução do mercado de crédito e cobrança, o economista relata que o segmento passou a ser importante inclusive para os outros setores, já que uma significativa parcela da população passou a ter condições de crédito e oportunidades no mercado. Sobre esse processo no Brasil ele destaca, “nós estamos sempre superando a inflação e aumentando o nível de empregabilidade, possibilidades que não existiam tempos atrás”.
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