Autora: Thais Antoniolli
Se há alguns anos o gerenciamento de reputação era muito importante para que uma empresa se mantivesse competitiva, na era digital, a maneira como ela é percebida pelo mercado tornou-se fundamental para a conquista de novos clientes e a fidelização daqueles que já compõem sua base.
Estamos na época da informação instantânea, e saber com precisão o que seu público-alvo pensa e fala sobre suas marcas possibilita que as empresas não só definam suas estratégias de negócios de maneira mais assertiva, mas também que reajam em eventuais situações de crise de forma antecipada a minimizar eventuais danos de imagem.
Por isso, o mercado evolui cada vez mais para métricas claras e baseada em dados, relacionadas à exposição de marcas na mídia on e offline. Métricas que permitem sua projeção futura, bem como a comparação de sua performance histórica.
Os indicadores de exposição e reputação tornaram-se então uma ferramenta de extrema importância para as companhias realmente preocupadas com a credibilidade conquistada junto aos clientes ao longo de suas trajetórias.
Estamos falando de mais um exemplo de como as soluções de Inteligência de Mídia têm contribuído de forma efetiva para a tomada de decisões das empresas, em um trabalho constante e conjunto com a área de Business Intelligence.
Possibilitam que as empresas acessem e entendam as conversas a respeito de suas marcas nos mais diversos canais existentes- da mídia tradicional às redes sociais – e, a partir daí, com base em fatos ou opiniões, possam a ser protagonistas ao pautar o diálogo, seja por meio de influenciadores, avatares ou qualquer outra estratégia de relacionamento.
Importante ressaltar que por trás desses indicadores há monitoramento de mídia, tecnologia e análise para geração de insights. Contudo, esses ingredientes de nada adiantam sem uma boa metodologia de desenvolvimento e correlações com indicadores macroeconômicos, para se evitar qualquer viés do setor.
Ter acesso a dados que demonstrem a real percepção de seus clientes e potenciais clientes a respeito de seu negócio, seja ela boa ou ruim, é o primeiro passo para planejar suas estratégias de crescimento de forma sustentável e segura. E você? Sabe mesmo como sua empresa é percebida no mercado?
Thais Antoniolli é presidente da PR Newswire América Latina.