Engana-se quem acredita que as redes sociais são ferramentas simples de entender e, principalmente, de serem utilizadas de forma eficiente pelas empresas. A proposta de Fabio Cipriani é romper o paradoxo da influência delas nas empresas. Ao contrário do que se imagina, as redes sociais são extremamente complexas, e trabalhar com este novo cenário é extremamente desafiador. O autor foi feliz ao abordar de forma direta e objetiva um tema tão badalado, mas ao mesmo tempo tão complexo. O livro “Estratégias em Mídias Sociais” posiciona os desafios de um fenômeno contemporâneo que vem mudando, silenciosamente, o comportamento e a forma de interagir das pessoas, empresas e governos.
Algumas empresas “seguem a moda” e pensam que as redes sociais são apenas mais um tipo de mídia. Investem tempo e dinheiro, mas não conseguem ter retorno, criando barulho e gerando confusão. Segundo o autor, as empresas precisam entender que elas são plataformas de relacionamento, e precisam investir no diálogo, na transparência e na relevância de suas informações. Exatamente por isso que Fabio, consultor da Delloite, inicia a obra com uma afirmação surpreendente: “Este livro não é sobre tecnologia. Este é um livro sobre pessoas”. A partir desta máxima, o autor fundamenta esta mudança comportamental que está alterando a forma de fazer negócios no século XXI.
O autor divide o livro em duas partes. Na primeira, Fabio se propõe a explicar as mudanças no ambiente das organizações. Para isso, ele se preocupa em definir os conceitos, as principais definições e os impactos das redes e mídias Sociais em nossa sociedade. Para explicar esse mundo, ele contextualiza o novo consumidor, os ciclos das empresas e as necessidades atuais dos clientes. A partir daí o livro aborda as decisões, as experiências e as impressões do consumidor, para definir um método de ação da estratégia.
Na segunda parte, Cipriani propõe uma abordagem metodológica para tratar a estratégia de mídias sociais para as empresas. O foco é a utilização delas como ferramenta de negócios. Ele aborda os principais elementos, componentes e variáveis que devem compor essa estratégia, descrevendo diferentes abordagens para objetivos específicos pré-definidos no planejamento. Para fechar esta parte, no capítulo 13 ele detalha cases nacionais. E no capítulo 14, resume a metodologia proposta para a execução de uma estratégia de visão do futuro em mídias sociais.
O livro trata de convergência tecnológica, de novos modelos de negócios e de outros temas seculares como privacidade, confiança, relacionamentos e sociabilidade. Além disso, entre apêndices, links, referências e glossário, o autor nos presenteia com um “Guia de Bolso” que resume 10 dicas para uma estratégia de sucesso.
No prefácio, o professor Marcelo Coutinho, chama a atenção para uma convergência bem mais sutil, mas extremamente relevante sobre o tema: a que ocorre entre o rigor acadêmico e a velocidade atual das inovações na sociedade moderna. Neste aspecto, Cipriani provoca uma reflexão saudável e consistente sobre esta combinação de uma base sólida em estudos científicos, mas com aplicações mercadológicas para organizações flexíveis e dispostas a adaptar-se a este modelo de negócios globalizado, democrático e pautado em comunicações digitais em tempo real.
Marco Barcellos é diretor de marketing da Cisco do Brasil. Entre em contato através do e-mail: Para”>http://twitter.com/BlogCDL
Para críticas e sugetões, visite o blog: http://blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro
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Título: Estratégia em mídias sociais
Subtítulo: Como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante
Autor: Fabio Cipriani
Editora: Campus Elsevier, 1ª edição – 2011
Páginas: 184
Subtítulo: Como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante
Autor: Fabio Cipriani
Editora: Campus Elsevier, 1ª edição – 2011
Páginas: 184