De acordo com o Gartner, Inc., o mercado mundial de software de Business Intelligence e analíticos, que consiste de plataformas de BI, suítes de gestão de performance corporativa, aplicações analíticas e analíticos avançados, totalizou US$ 14,4 bilhões, em 2013, um aumento de 8% em relação a 2012. “De uma forma geral, como no ano passado, o mercado está mudando os mecanismos que mantêm o crescimento na casa de um dígito. Ao mesmo tempo, estamos à beira de uma série de pontos de ruptura que facilitarão um interesse sem precedentes e a adoção dos analíticos”, afirma João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner.
Entre os fornecedores dessa tecnologia, destaca-se a SAP, que, mais uma vez, teve o faturamento mais alto, comparado a outras empresas, registrando US$ 3,1 bilhões e 21,3% do mercado, acima dos 5,3%, em relação a 2012. A Microsoft teve o maior crescimento dos cinco principais fornecedores, em 2013, com um aumento no faturamento de 15,9%, comparado a 2012, chegando a US$ 1,4 bilhão.