Autor: Antonio Jorge Miranda
Para o comércio eletrônico, procurar formas de aumentar a conversão no carrinho de compras é tão importante quanto trazer o cliente para o site. Algumas lojas chegam a testar como cores e posições de botões afetam as vendas.
Uma forma de aumento a conversão que vem se mostrando muito eficiente e está em crescente demanda por parte dos consumidores é o cupom de desconto. Na internet, os cupons são códigos que oferecem para o cliente algum benefício na hora de fechar a compra, como, por exemplo, desconto no valor pago, frete grátis e brindes.
É cada vez mais comum, que, ao finalizar a montagem do carrinho de compras, o consumidor saia em busca do cupom. É o que aponta o indicador do Google Trends, que mostra crescimento de 56% na busca por cupons de desconto no mês de julho de 2013 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Várias lojas já perceberam essa tendência e apostam forte em sua estratégia de cupons. O Ricardo Eletro é um ótimo exemplo, basta uma busca rápida por cupons da loja no Google para encontrar dezenas de opções.
Ter um cupom disponível para o consumidor que sai à caça não só pode garantir a venda, como também pode fazer com que ele coloque mais algum item na cesta ou não vá para loja do concorrente. Além disso, o valor percebido pelo consumidor é maior, uma vez que prevalece a sensação de ter feito um bom negócio.
Antonio Jorge Miranda é CEO do Cuponomia.