Volume de cheques devolvidos cai em fevereiro



Dados nacionais da Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, indicam que no mês de fevereiro foi registrado um volume de 2.225.737 cheques devolvidos, índice 8,79% inferior em relação a janeiro de 2008. Quando comparado ao mesmo período de 2007, o volume de cheques apresentou uma queda 10,50%.


“A diminuição do volume de cheques sem fundos em fevereiro deve-se pelo menor número de dias úteis e o início da recuperação da capacidade de pagamento das famílias que tiveram um grande volume de despesas concentradas no mês de janeiro”, destaca Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento Equifax. Na comparação com o mesmo período de 2007, o especialista ressalta que a queda ocorreu em virtude da melhoria dos salários e a queda do índice de desemprego, dois indicadores do crescimento econômico registrado no período. Segundo Leite, outro fator que contribuiu para a baixa dos cheques sem fundo foi migração para o pagamento eletrônico, uma tendência crescente entre os consumidores nos últimos anos.


Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax apontam que em fevereiro de 2008 houve um crescimento de 22,43% em relação a janeiro, e de 48,62% quando comparado a fevereiro de 2007. Em fevereiro de 2008 registrou-se 957.237 protestos contra 781.850 em janeiro deste ano, e 644.082 em fevereiro do ano passado. O elevado crescimento do volume de títulos protestados é conseqüência de problemas com fluxo de caixa e a expansão do volume de endividamento das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima