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Renata de Andrade, Global Strategy Latam do Yahoo

Yahoo Brasil e MMA lançam playbook sobre publicidade digital e jornada on-line do consumidor

Pesquisa destaca as principais mudanças de hábitos e aponta cinco tendências na atividade

A expansão do 5G e a hiperconectividade social irão possibilitar novas formas de distribuição de conteúdo em diversos dispositivos e interfaces. As pessoas já estão dedicando, em média, 9,5 horas por dia à internet, o que contribui para o uso diário de gadgets tecnológicos. As constatações fazem parte de levantamento feito pelo Yahoo Brasil, em parceria com a MMA, entidade global especializada em marketing integrado à tecnologia do mundo, apontando que, em meio às transformações digitais dos últimos anos, as tendências dos consumidores e a jornada on-line foram impactadas consideravelmente. 

Dividido em três partes – content commerce, comunicação cookieless e Interdependência social -, o relatório “Human Advertising Insights”  pretende colocar em pauta os novos pilares de conexão entre marcas e pessoas. “Isso porque, quando o assunto é conteúdo, contamos com a reinvenção dos canais de venda guiados pela hiperconectividade social, funcionalidade do conteúdo e liquidez do entretenimento”, afirmou Renata de Andrade, Global Strategy Latam do Yahoo. 

Jornadas de compra

Quando o assunto é voltado às múltiplas jornadas de compra, a pesquisa aponta uma evolução da programática. Os consumidores valorizam, atualmente, buscas eficientes, recomendações e promoções personalizadas, além de praticidade e conveniência – principais vantagens da compra online apontadas no estudo.  Fabiano Lobo, diretor executivo da MMA Latam, reforça a necessidade da personalização de conteúdo. “A assertividade ao entregar um conteúdo ou uma recomendação de compra de forma personalizada para cada indivíduo é fundamental para estabelecer uma boa relação entre marca e consumidor. A falta dessa especificação pode resultar em um impacto negativo para a empresa”. 

Além da análise do comportamento dos consumidores, foi possível observar cinco tendências que irão nortear a conexão entre marcas e consumidores na publicidade digital:

Consolidação da TV Conectada (CTV)

A sondagem indica que a maioria (74%) possui smart TV, e essa atividade de lazer é uma das três mais frequentes no ambiente digital; a maturidade das TVs conectadas e das plataformas OTT é apontada como nova fronteira para mídia e marketing; cada vez mais competitivo, D2C Streaming investe em parcerias com criadores de conteúdo, produções proprietárias e distribuição por meio de CTVs; nos últimos seis meses, 68% dos entrevistados assistiram conteúdo de um site/app de streaming (em qualquer dispositivo) no âmbito digital.

Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV)

Na análise do estudo, o metaverso abre oportunidades de personalização na conexão entre marcas e pessoas; atividades nesse ambiente prendem bastante atenção, algo a ser explorado pelas marcas. Além disso, conteúdos nichados tendem a ser sucesso.

Comunicação Cookieless

O conceito de privacidade está sendo constantemente questionado e ressignificado diante das inovações digitais; 50% dos entrevistados sabem o que são “cookies”, porém ainda falta entendimento básico sobre o que são, LGPD e políticas de privacidade; 62% dos entrevistados às vezes aceitam política de privacidade dos sites; 49% dos entrevistados nunca leem as políticas de privacidade antes de aceitar ou recusar um cookie; 56% dos entrevistados preferem que o compartilhamento de dados com empresas e anunciantes seja o mínimo possível e querem ter direito de escolher o que compartilhar ou não.

Interdependência social

Para 72% dos entrevistados há a expectativa de que as marcas liderem e causem um impacto positivo na sociedade diante de tempos de incerteza ou desconforto social; as práticas no campo ESG exercem forte influência na escolha da marca, mas é inegável que benefícios diretos e imediatos para o consumidor seguem tendo grande peso na compra; é preciso buscar o equilíbrio entre a relação transacional e a relação de longo prazo entre consumidores e marcas: a primeira é fonte de dados e ponto de contato para a segunda, que potencializa o retorno à primeira.

Popularização dos games

O setor cresce com expansão do 5G e explora metaverso: já são mais de 3 bilhões de gamers no mundo; no Brasil, levantamento aponta que 70% das pessoas jogam videogames e/ou jogos eletrônicos ou têm alguém da família que joga; boa parte dos gamers são abertos a publicidade nesse ambiente, mas ações precisam respeitar contexto e fluência dos jogos – e não serem invasivas; quando o assunto é conteúdo patrocinado dentro dos games, 45% dos entrevistados dizem que acham positivo.

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