Uma das preocupações de uma empresa quanto aos funcionários, principalmente quando este vai realizar uma atividade remota ou presencial e, consequentemente, longe das informações necessárias, é em relação à produtividade. Felizmente, as ferramentas tecnológicas atuais em conjunto com o omni-channel permitem que tanto o colaborador consiga realizar seu trabalho em qualquer lugar quanto à empresa de ajudá-lo, caso necessário, bem como observar se o trabalho realmente foi feito. Este avanço no setor ocorre em um momento positivo, pois desde a regulamentação do trabalho remoto ou à distância, apesar disso não ser uma tendência, é visível um começo de curva de adesão.
“Antigamente, para poder fazer isso, era necessário ter um computador com uma conexão bpm, muitos dispositivos de segurança, o TI da empresa tinha dificuldade de controlar o que a pessoa tinha em casa para garantir que essa pessoa não ia ser contaminada com nenhum tipo de ameaça”, comenta Yngrid Azevedo, gerente de soluções da Avaya. Além de estas dificuldades terem ficado no passado, todas as empresas – principalmente as de cobrança, que possuem uma grande base de dados – estão se beneficiando do armazenamento em nuvem, que possui espaço e permite o colaborador realizar o trabalho de qualquer lugar.
Com isso, um outro benefício que pode ser destacado é o da economia, já que alguns custos, indiretamente, são transferidos para o colaborador. Também pode ser usado em caso de emergência, como eventuais greves ou outros motivos em que não seja possível uma presença no local físico da empresa. Para exemplificar, Yngrid conta sobre a parceria da Avaya com o Google, onde o colaborador somente precisa de um dispositivo Chrome e um headseat para acessar o back office da empresa e realizar o seu trabalho. “Sempre as ferramentas disponibilizadas para esses agentes são muito importantes. Para conectar com a empresa e poder fazer o trabalho com a produtividade necessária”, conclui.