Todo cuidado é pouco!
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Todo cuidado é pouco!
As operadoras de planos de saúde não fazem segredo de que, diariamente, travam duras batalhas para manter o controle sobre os custos operacionais. Dizem, e com toda a razão, que somente assim conseguem encontrar o ponto de equilíbrio financeiro, aquele que mantém o sistema funcionando com eficiência e qualidade. Essa tarefa, que é árdua, indiscutivelmente, tem se tornado bem mais leve e efetiva com o aporte de novas soluções tecnológicas, que não apenas estão resolvendo uma série de problemas operacionais mas também agregando valores importantes ao sistema, como agilidade no atendimento e, até mesmo, o gerenciamento da saúde dos usuários.
Como se percebe, as soluções tecnológicas chegaram ao setor para ficar. Gradativamente estão se expandindo por todas as áreas e contribuindo para o o aperfeiçoamento, o que é extremamente positivo para os resultados do setor. Desse amplo universo de soluções tecnológicas que o setor está incorporando, a mais recente e que chama atenção é a da segurança contra fraudes.
As operadoras, com justa razão, são econômicas nas palavras quando tocam publicamente no assunto. Por isso, não é de se estranhar quando aqueles não muito próximos ao setor perguntem, com ar de surpresa e certo espanto, como isso pode acontecer num sistema que conta com uma série de amarras para contenção. Mas elas acontecem e, infelizmente, com certa freqüência.
O tipo de fraude mais comum é aquela em que uma pessoa qualquer, de posse do cartão de identificação de um usuário credenciado, com ou sem a sua autorização, faz uso indevido do serviço. Esse ilícito, que provoca prejuízos anuais de monta, está com os dias contados graças a biometria, uma solução tecnológica que mede, de maneira precisa, os traços biológicos de um indivíduo.
Diga-se a bem da verdade que essas soluções para a segurança não são lá tão recentes, porém o custo era considerado elevado. Agora, em função de uma somatória de razões, o sistema biométrico de reconhecimento das digitais tem uma relação custo-benefício considerada boa, daí a sua difusão no setor de saúde.
A solução de biometria de reconhecimento pelas digitais, além da detecção da fraude, oferece uma série de informações qualitativas que, gerenciadas com inteligência, propiciarão benefícios importantes tanto para o sistema quanto para os seus usuários. Cabe frisar que temos algumas empresas nacionais desenvolvendo trabalhos de excelência em soluções de tecnologia, sobretudo envolvendo a estrela do momento: a biometria. Não tenho dúvidas em afirmar que, num futuro breve, essa solução será incorporada por outros setores da nossa economia.
Carlos Fagundes é presidente da Polimed – Soluções Global em Saúde.
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Todo cuidado é pouco!
Com a chegada das festas de final de ano, muita gente usa a Internet para comprar presentes. Para evitar problemas, Álvaro Teófilo, superintendente de Segurança da Informação do Santander Banespa, entidade integrada ao Grupo Santander, dá algumas orientações aos consumidores, para que eles se protejam e reduzam eventuais riscos. O banco, inclusive, oferece um curso gratuito de segurança da informação para os internautas, clientes e não clientes, no portal do banco. Confira as dicas:
Internet
– Assim como se evita fazer compras em lojas desconhecidas, prefira as lojas virtuais já conhecidas e que ofereçam aos clientes e-mail, telefones e endereço para contato.
– Mantenha o antivírus de seu computador sempre atualizado e nunca clique nos links ou arquivos recebidos em mensagens não pedidas. Eles podem ter os chamados cavalos-de-tróia, que se instalam no computador e “roubam” os dados digitados pelo usuário, como, por exemplo, suas senhas bancárias.
– Nunca use computadores públicos para fazer compras ou transações bancárias, pois é difícil saber se têm antivírus atualizados. Se precisar usar computadores públicos, escolha um local de confiança.
– Digite você mesmo, no navegador, o endereço do banco ou de outros sites que precisem de senha. Nunca entre nessas páginas a partir de links em outros sites na Internet.
– Esteja certo de que ninguém está olhando enquanto você digita suas senhas. Encerre a sessão clicando no botão “sair” ou fechando o navegador.
– Desconfie de e-mails com remetente e conteúdo duvidosos. Os golpistas podem usar endereços falsos, como, por exemplo, de instituições bancárias e órgãos governamentais, para chamar a atenção dos usuários.
– Nunca responda e-mails que pedem seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas.
– Chame um técnico de sua confiança se você desconfiar que seu computador tem vírus.
Caixa eletrônico
– Verifique o equipamento, antes de usá-lo. Em caso de sinais de fraude (fiação aparente, indício de cola ou fita adesiva, dispositivos obstruindo a saída do dinheiro etc), não use o equipamento.
– Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver fora de serviço, não insira o cartão.
– Ao digitar a senha, evite que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado.
– Fora dos horários comerciais, prefira usar terminais de auto-atendimento instalados em locais de grande movimentação, e se possível, em ambientes internos (shoppings centers, lojas de conveniência, postos de gasolina etc).
– Se não conseguir concluir uma operação, aperte a tecla “anula” ou “cancela”.
Cartões e talões de cheques
– Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
– Tenha cuidado com esbarrões – seu cartão pode ser trocado ou roubado.
– Evite situações em que você perca o cartão de vista temporariamente, inclusive durante o pagamento de uma compra. Ao ser devolvido, veja se, realmente, é o seu. Ao usar o cartão de crédito, verifique o valor da compra no comprovante antes de assiná-lo.
– Ao usar os cartões, evite que outras pessoas vejam a digitação da senha.
– Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas.
– Não aceite caneta de outras pessoas para preencher os cheques. Use letras e números grandes e legíveis e inutilize os campos em branco. De preferência, cruze os cheques.
– Não empreste suas folhas de cheques para terceiros.
– Anote o número das folhas de cheque usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las.