Em 2006, a ADVB completa meio século de existência. Durante todos esses anos, a entidade se consolidou como uma das mais expressivas associações no Brasil e cumpre de forma consistente o papel em que se comprometeu, quando iniciou suas atividades: oferecer ao mercado capacitação e reciclagem profissional, troca de informações e reconhecimento às empresas, empresários, executivos e profissionais dos segmentos de marketing, vendas, recursos humanos e responsabilidade social.
Claro que sua estrutura mudou muito daquela criada em 1955 por Richard Dolan, então vice-presidente da Swiff, batizada inicialmente de São Paulo Sales Executives Club. Moldada no National Sales Executives – International (NSE-I), com sede em Nova Iorque, a nova entidade reunia executivos da área de vendas de 60 empresas, na maioria multinacionais.
Em 1956, foi quando houve a grande transformação da associação. Além de Dolan, um grupo de empresários composto por William James Pepper, alto executivo do setor mercadológico da Johnson & Johnson e o primeiro presidente da entidade, Gilberto Lacé Brandão, Jurandyr de Castro, Henry Trieschman, Gastão Pupo Jr., Ítalo Eboli, Luiz Brandi e Paschoal Ricardo Neto, implementaram uma estrutura brasileira e ela passou a chamar-se Associação dos Diretores de Vendas do Brasil. Nome que passou por duas reformulações, uma nos anos 70, com a troca de Diretores por Dirigentes, e outra em 1989, com a inclusão da palavra “Marketing”, ou seja, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
COMEMORAÇÃO – Ao longo da sua história, a ADVB superou obstáculos pertinentes a todas as associações do nosso país e hoje é sinônimo de credibilidade e seriedade.
Para comemorar à altura de sua longa jornada, em 2006, a presidência, diretoria e conselho da entidade, por meio de um comitê, estão planejando uma série de atividades e eventos que trarão ares de festejo à ADVB.
Dentro desse calendário, poderá haver uma pesquisa de mercado na área comercial, reconhecimentos voltados para os segmentos de comunicação, turismo, entre outros, bem como palestras com especialistas internacionais, que serão somados aos eventos já existentes hoje.
Fará parte também do calendário comemorativo uma festa em Noite de Gala, que acontecerá em 8 de agosto, data de fundação da associação. Neste dia será homenageado um grupo de Personalidades de Honra do Jubileu de Ouro ADVB. Essas personalidades serão eternizadas dentro da entidade.
Acompanhe nosso site e nossas publicações para ter acesso às datas e programas dos novos projetos. Comemore junto com a entidade o seu Jubileu de Ouro.
José Zetune é presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Marketing), da ADVP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal), do IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Social) e da FBM (Fundação Brasileira de Marketing)