O modelo é simples. Integrar anos de expertise à alternativa tecnológica que mais ganha espaço dentro de organizações dos mais variados tamanhos – de pequenas, médias a grandes. Foi com este conceito que executivos da Altitude Software, Plusoft, Cobra e Procwork se uniram, integrando suas soluções e experiência no mercado de gestão de relacionamento com clientes para lançar o CRM Livre, uma iniciativa inédita no mercado nacional que segue o conceito de gestão de relacionamento com clientes baseado na plataforma Linux. O futuro é promissor, considerando que 78% das cem maiores empresas do país já usam pelo menos um programa ou solução de código aberto. Outro forte indicador favorável é a sinalização de que a demanda por softwares que rodam em plataforma livre vai aumentar nos próximos anos, segundo pesquisa do Gartner. De acordo com a instituição, até 2008 o sistema Linux deverá estar presente em 7,8% dos desktops.
Para conquistar este mercado, o investimento da Plusoft foi de cerca de R$ 5 milhões no desenvolvimento do novo conceito, de acordo com Anna Zappa, diretora de marketing. “O objetivo do CRM Livre é mostrar ao mercado que é possível oferecer liberdade de escolha de infra-estrutura e plataforma também no desenvolvimento de call center e CRM”, explica a executiva. “Desta forma, ampliamos o leque de opções de implementação de nossas soluções, mostrando ainda que elas podem se integrar aos melhores players de tecnologia, criando uma arquitetura de CRM completa.”
Mas, para o negócio, as facilidades são ainda maiores. O conceito de “livre”, escolhido pelo grupo, justifica-se exatamente por essa opção de liberdade oferecida ao cliente. “Quando se fala em livre é comum imaginar que seja algo gratuito, mas no nosso caso quer dizer liberdade para escolher o ambiente operacional que o cliente deseja, pois as aplicações se integram com uma grande diversidade de sistemas”, esclarece Elaine Fer rei ra, CEO da Altitude Software na América Latina.
Como funciona – O CRM Livre conta com a tecnologia de ponta fornecida pelas quatro empresas que compõem o grupo. A Altitude Software fornecerá a infra-estrutura completa para contact centers, incluindo discagem automatizada, Unidade de Resposta Audível (URA), módulo para Supervisão em Tempo Real, integração com sistemas de gerenciamento de força de trabalho (fornecido pela CCM7), integração com sistema de gravação (oferecido pela e-Talk), CTI com suporte a VoIP e Routing de interações multimídia.
No cenário do CRM Livre, a Plusoft Consulting & Solutions é a provedora da solução de relacionamento com clientes e do front end. Totalmente em linguagem Java, compatível com qualquer sistema operacional, a solução está capacitada para integrar-se com diferentes sistemas legados e corporativos, permitindo uma visão completa de cada cliente. O CRM Plusoft reunirá todas as interações e manifestações dos participantes em histórico único, atribuindo as pontuações determinadas para os programas de relacionamento de forma personalizada e formando o “score” para as premiações.
A Cobra, por sua vez, disponibilizará a suíte de aplicativos Freedows. O sistema operacional é completamente construído com código aberto e multiplataforma, ideal para integração com os outros softwares que participam deste projeto. A Cobra fornecerá toda infraestrutura lógica do projeto. A outra empresa do grupo, a Procwork é a responsável pela complexa integração de todos os componentes da solução, garantindo a melhor performance global. “O trabalho de integração também visa acelerar a implementação e garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos em termos de estratégia de negócios, prazos, custos e qualidade”, afirma Cláudio Silveira, diretor executivo da Procwork.
A primeira apresentação do CRM Livre teve o apoio das empresas e-talk (ferramenta de gravação), CCM 7 (work force management), Olitel (PABX) e ACS (operação de call center ao vivo e remoto).