A cobrança pela melhora dos serviços de SACs é cada vez maior. Está no ar, desde sexta-feira, mais uma ferramenta para discutir os problemas com o atendimento das empresas reguladas pelo Decreto nº 6.523/08. O Ministério da Justiça criou um site para receber relatos sobre as experiências com as solicitações por telefone. O endereço é http://sindecnacional.mj.gov.br/sacdenuncia
Na página, o consumidor poderá dizer se o atendimento foi adequado, se o atendente resolveu as pendências, se o tempo de espera foi respeitado, etc. Segundo o MJ, os registros vão colaborar para a formulação de políticas públicas sobre o assunto pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
Vale ressaltar que o serviço não tem a mesma atuação dos Procons, ou seja, não serve para que o problema reclamado seja resolvido individualmente. O site tem o objetivo de mostrar o que precisa ser feito de melhoria, mas as pessoas não devem deixar de procurar um órgão de defesa do consumidor.
Para dar o seu relato, o internauta deverá informar o nome, CPF e o número do SAC para o qual ligou. O link para acesso ao sistema também estará disponível nos sites dos Procons estaduais, municipais e Ministérios Públicos.
Seria muito interessante se as empresas citadas fossem comunicadas sobre as reclamações que seus clientes fizeram no site para que tomassem providências corretivas e preventivas.
Sem dúvida é uma reação ao diagnóstico apontado na matéria anterior.
O SNDC demonstra assim a sua articulação.