Uma operação de vendas pode ser comparada ao ritmo de um
trem em movimento. Ele inicia sua trajetória adquirindo velocidade aos poucos.
Vai acelerando devagar e com cuidado até atingir sua velocidade de cruzeiro e
seguir sua trajetória até o destino final.
O Televendas também. Até todos se “logarem” e se liberarem
para receber chamadas ou começarem a ligar para seus prospects e clientes
demanda um certo tempo. É uma verdadeira “bagunça”, pra não dizer outra coisa.
Mas aos poucos a operação vai pegando seu ritmo e a produção e a produtividade
seguem o seu curso normal durante as 12 horas seguintes.
Dos cargos responsáveis por fazer a operação acontecer,
nenhum é mais importante do que o supervisor. É ele o maquinista do trem. O
maestro da orquestra. Sem ele, as coisas podem acontecer mas não com a
qualidade necessária e no tempo certo.
O gerente de uma operação de Televendas tem seu tempo todo
tomado por demandas burocráticas e políticas que o pressionam de todos os lados,
da empresa e fora dela. Tem que responder, explicar e justificar resultados,
cobrar queda de performances e falhas de comportamento. Mostrar ao chefe os
pontos positivos da sua operação, além do
fato de não ter atingido as metas. Em
vão, é certo, mas não custa tentar.
No outro extrtemo, temos o operador de telemarketing que possui
sua característica própria. A maioria deles sentem uma necessidade incontrolável de solidificar suas relações
sociais e estreitar laços dentro da operação de vendas. Trocar informações
essenciais como moda, novela e relacionamento amoroso. Totalmente compreensível
em considerando sua idade e sua fase hormonal. Poucos são os empreendedores e
que planejam sua estada neste cargo com vistas a um objetivo maior e mais a
médio prazo como carreira, estudo e investimentos.
Assim, o supervisor é o fiel da balança que tem a
responsabilidade de fazer com que toda esta engrenagem trabalhe no seu ritmo,
considerando todas as variáveis acima.
Além de tudo isso ele têm um objetivo: sua comissão no fim
do mês. Sonha diariamente em dobrá-la, triplicá-la e por aí a fora. Sempre
dentro das regras é claro.
Boas vendas!