A evolução com o web marketing

Apesar do pouco tempo de existência a Internet possibilitou que várias teses de marketing que antes eram somente modelos tecnicamente impossíveis de se realizar fossem colocados em prática, muitas experiências estão sendo desenvolvidas baseadas nesta nova forma de trabalhar o marketing.
 
Um dos grandes benefícios da Internet é permitir que pequenas e médias empresas ajam como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribuição geralmente cara por uma infra-estrutura pública largamente compartilhada em todo o mundo.
 
Atualmente se utiliza muito a Internet para publicar, comparar e vender produtos, o que tem sido um fator diferenciado na hora do investimento em marketing.
 
O marketing é um processo conduzido por organizações ou pessoas que visam facilitar a comercialização de bens ou serviços contendo valor agregado e que permitem as empresas conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de aumentar o volume das vendas prevendo o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível disponibilizar o produto no mercado.
 
Avaliando o marketing tradicional e comparando ao web marketing podemos considerar o marketing na Internet no mundo atual como uma evolução do marketing tradicional considerando fatores como:
 
· Atinge camadas fortemente formadoras e multiplicadoras de opinião;
 
· Oferece benefícios que mídia alguma oferece como interatividade imediata com o consumidor potencializando o efeito da mensagem publicitária, se bem criada e produzida;
 
· Reduz custos e aumenta a agilidade com relação a fornecedores;
 
· Acesso fácil e rápido às informações dos produtos e/ou serviços.
 
Sendo assim, o web marketing representa um papel importante na internet e precisa oferecer pelo menos uma vantagem para que o consumidor se interesse pela venda on-line como:
 
· Preço menor;
 
· Maior sortimento de produtos;
 
· Serviços diferenciados;
 
· Maior conveniência;
 
· Gratificação imediata (entrega rápida);
 
· Entretenimento e maior divertimento.
 
O web marketing pode ser realizado por qualquer empresa, independente do seu porte, mas que se disponha a investir no relacionamento com seus clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades. Toda a ação via internet que visam ampliar os negócios da empresa obtendo mais informações dos clientes e prospects (novos clientes) é também conhecido como web marketing, envolvendo campanhas de relacionamento com seu público-alvo e fortalecimento de sua marca no mercado, utilizando recursos digitais pré-estabelecidos em planos de marketing que vise, principalmente, estabelecer um relacionamento com o seu público através de conteúdos informativos de seu interesse.
 
O cliente, com acesso quase instantâneo a qualquer tipo de informação, desejará estabelecer trocas e relacionamentos, no momento que lhe convier e quando desejar, por meio da internet que revoluciona o comércio e os hábitos de compra.
 
Danilo W. Merino é sócio-diretor da 2nd Design Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima