Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina

Americanas e Google anunciam parceria estratégica de coinovação

Acordo tem como objetivo catalisar inovação que impacte diretamente a jornada de consumo dos mais de 53 milhões de clientes da varejista

A Americanas S.A. e o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem da multinacional, anunciaram o estabelecimento de uma parceria estratégica de longo prazo, com foco em coinovação. A iniciativa visa impulsionar o compromisso da varejista brasileira como multiplataforma de inovação tecnológica presente nas várias jornadas de consumo de seus mais de 53 milhões de clientes. “Por meio de tecnologias de ponta, a parceria – primeira do tipo no país – tem como objetivo gerar novas oportunidades de negócios, trazer ganhos de eficiência com um novo nível de excelência operacional, além de reimaginar a experiência do cliente com hiperpersonalização”, explicou Márcio Cruz, CEO de plataforma digital da Americanas. 

De acordo com  o executivo, a varejista é hoje uma multiplataforma de inovação tecnológica e atuamos de forma ágil, com análise de dados que sustentam nosso planejamento e antecipação de cenários para gerar a melhor experiência de consumo para todos os nossos clientes. Esta parceria estratégica com um player com tanta experiência em seu campo de atuação vai nos trazer ainda mais oportunidades, não só de eficiência, mas também de inovação em novos modelos de negócios. É transformador, reinventa a indústria. E está completamente alinhada ao nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”.

A parceria, articulada pelo braço de transformação de infraestrutura digital e tecnologia de nuvem do Google, também habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Americanas S.A. e algumas áreas do Google para potencializar a criação e lançamento de novas soluções focadas no varejo, e-commerce, logística e fintech. Estarão envolvidos times multidisciplinares e a iniciativa passará também por capacitação e formação de profissionais de tecnologia.

“Empresas de todos os segmentos já começaram ou vão entrar em uma jornada de disrupção para se tornarem empresas de tecnologia. E o Google Cloud tem sido um importante aliado, atuando como parceiro de negócio e disponibilizando inovadoras tecnologias desenvolvidas por anos no Google para ajudá-las a alavancar a transformação digital, trazer inovação  para todas as etapas de suas cadeias de valor e criar melhores experiências para os clientes. Estamos muito felizes em atuar junto à Americanas para gerar coinovação para indústria e, assim, acelerarmos a transformação do varejo brasileiro”, garantiu Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina.

Objetivos em três frentes

Segundo detalhou Cruz, o acordo entre Google Cloud e Americanas prevê três principais frentes. A primeira delas é a hiperpersonalização da experiência do cliente, pois, com a implementação de uma jornada de transformação das suas lojas físicas em pontos digitais de experiência e consumo, baseada em dados, insights e inteligência contextual, a Americanas S.A. trará uma experiência mais fluida em todas as etapas da jornada. “Além disso, a habilitação da estratégia de dados focada em hiper personalização autônoma, somada às soluções do Google Cloud para o varejo, permitirá que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade, tenham melhores recomendações e uma experiência de compra e atendimento mais customizada, eficiente, prática e inteligente em qualquer plataforma ou canal de consumo”.

O segundo ponto considerado é o de “tecnologia para inovar”, através do qual, com uma base tecnológica moderna e o uso intensivo de soluções de inteligência artificial e machine learning do Google Cloud, a empresa habilitará uma análise de dados mais inteligente, e em tempo real, trazendo mais otimização e inovação para diversas áreas de negócio. “Além disso, a escolha do Google Cloud também está alinhada com a estratégia ESG da Americanas: o uso intensivo da nuvem mais limpa da indústria permitirá controlar a pegada de carbono na expansão sustentável das operações da companhia”. 

Por fim, a organização espera conquistar excelência operacional, já que, para otimizar custos diretos da operação e oferecer diferenciais mais fortes e um melhor serviço para o consumidor, a Americanas irá investir em soluções do Google Cloud que permitem prever a demanda e controlar o estoque para tomar decisões em tempo real, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos. A varejista também promete agilizar ao máximo o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota quase em tempo real.

Um projeto da parceria, anunciado para maio, é o Plus Codes, que, ao todo, pretende inserir 30 mil moradias de Paraisópolis – considerada a segunda maior comunidade da cidade de São Paulo – na rede de entregas do ecossistema da Americanas, com acesso aos seus vendedores, lojas, mercados e todos os possíveis novos serviços. Com iniciativas como essa, as empresas pretendem dar o tom da reinvenção do varejo, que amplia mercados atendidos, abarca novas tecnologias, expande possibilidades de experiência e gera crescimento de negócios com impacto social e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima