O gasto do consumidor com o Dia das Mães é três vezes maior do que com o Dia dos Pais, de acordo com um infográfico global de tendências de compras divulgado pela Rakuten, varejista online e proprietária do Rakuten Shopping no Brasil. Enquanto as datas oficiais para Dia das Mães e dos Pais ao redor do mundo podem variar, um fator permanece constante: os compradores gastam em média 75% mais com suas mães do que com seus pais. Na verdade, no Brasil e nos EUA, o Dia das Mães é a segunda maior data do ano em relação a compras, atrás somente do Natal. O levantamento também destacou os hábitos culturais de alguns países, na hora de presentear as mães:
– 46% da população do Reino Unido enviam uma mensagem no Facebook ou celular em vez de um cartão comemorativo;
– No Japão, é tradição dar um cravo vermelho para a mãe.
Insights para o mercado brasileiro:
“O Dia das Mães e dos Pais são eventos sazonais significativos para o calendário de compras, seja vendendo online ou em lojas físicas. No entanto, com as vendas online aumentando ano a ano, os varejistas precisam se preparar para lucrar com essas grandes comemorações, e isso inclui ações que vão desde inspirar o consumidor com ideias de presentes em e-mail marketing e seções de presentes dedicadas à data no site, a até mesmo garantir a entrega no dia seguinte para compras de última hora”, explica Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil.