Silveraldo Mendes

Associação Brasileira de Automação avança transformação digital com foco no relacionamento

Quase 60 mil empresas associadas são beneficiadas com as várias etapas do processo de transformação digital na entidade

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil anunciou os bons resultados que estão sendo colhidos com o processo de transformação digital,  principalmente depois de completar um ano desde a implantação do RPA – Robotic Process Automation. O CRM foi o embrião da transição que segue em ritmo acelerado graças à robotização auxiliando em tarefas repetitivas, cuja tomada de decisão é lógica. De acordo com Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com o associado. “as tarefas repetitivas consumiam tempo e não agregavam ganho na personalização do relacionamento. Um trabalho que despendia muito tempo dos colaboradores em recebimento e administração de documentos a serem anexados no CRM para análise. Enfim, tarefas que seguem sempre as mesmas rotinas”.

Na Associação, a automação e a transformação digital são prioridades desde 2014, quando foi implantado o sistema de CRM. Naquele momento, segundo o executivo, teve início o trabalho de coleta de dados a serem aproveitados, o que proporcionou uma mudança sem precedentes na entidade que agrega 58 mil empresas associadas. “Esse movimento é permanente e a entidade contabiliza resultados positivos da evolução que se iniciou com o projeto. Na sequência vieram a implementação do chat e a robotização de tarefas repetitivas por meio do chatBot e RPA, como, por exemplo, processo de filiação, emissão de boletos e outras.”

O RPA começou a ser implantado em funcionalidades financeiras e gerenciamento de tarefas administrativas. Agora, depois de um ano em operação, o sistema já realizou 17.309 atividades administrativas e respondeu a 19.795 e-mails — média de 1.650 por mês. Mendes compara o tempo de execução dessas atividades manualmente, que era em média de 15 minutos, e hoje é 80% mais rápida — três minutos. “São mais de 37 mil interações do robô processadas em um ano e mais de 6 mil horas trabalhadas, o que proporcionou uma evolução enorme para a equipe, que passou a trabalhar em ações menos repetitivas e mais estratégicas e decisivas”.

Entre os processos realizados pelo sistema de RPA estão o de filiação com atribuição do prefixo GS1 que permite codificar produtos (código de barras); disponibilização de códigos adicionais quando a empresa amplia sua oferta de produtos ao mercado; reativação e cancelamento de associados; transferência do prefixo GS1 entre associados; recadastramento, emissão, prorrogação e cancelamento de boletos; enfim, todos os processos que não envolvem análise de documentos para identificar o representante legal da empresa.

Próxima etapa

Na avaliação do diretor, o embarque de inteligência artificial nas tarefas decisórias é a meta na continuidade da transformação digital. “Enquanto o RPA auxilia em atividades administrativas internas, nosso próximo objetivo é utilizar os robôs para acessarem bases de dados externas confiáveis e oficiais, por meio de APIs, para agilizar ainda mais as rotinas operacionais. Por exemplo, quando solicitamos a informação do faturamento de uma empresa, que é uma das etapas no processo de filiação à GS1 Brasil, nosso objetivo é que o robô execute em tempo real, buscando dados no cartão CNPJ para conhecer a situação cadastral e enquadramento fiscal. Assim como na Junta Comercial para obter acesso ao contrato social e identificar o representante legal. Se tivermos um link direto com os órgãos, o robô otimiza essa etapa de apresentação do documento. São hipóteses possíveis em um curto espaço de tempo”.

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