Os fortes investimentos para consolidar a qualidade dos serviços da BRQ já estão gerando resultados significativos em 2003. O ano começa com a certificação do ISO 9001:2000, que atesta a metodologia da Fábrica de Software: projeto e desenvolvimento; integração e implantação; Serviços Profissionais: contratação e alocação de profissionais especializados; Consultoria de Tecnologia e Produtos de revenda com valor agregado.
A versão 2000 da ISO tem como princípio a gestão da qualidade e a validação da forma pela qual são conduzidos os processos para obtenção dos resultados de cada serviço prestado, monitorando desde sua prospecção, até a finalização, abordando a melhoria contínua focada nos índices de qualidade e satisfação do cliente. As ferramentas internas de documentação eletrônica já utilizadas pela BRQ, facilitaram todo o processo, que durou seis meses, desde a avaliação, implantação e certificação.
Os benefícios da obtenção do certificado vão além de promover os sistemas internos da empresa, ele é peça chave da qualidade dos serviços, por isso é muito exigido em licitações e concorrências de projetos. Das empresas que atuam no mercado de informática, 75% ainda não estão habilitadas pela nova versão, e terão obrigatoriamente que se atualizar.
Ainda pensando na qualidade de seus serviços, a BRQ segue os processos para obtenção da certificação do CMM (Capability Maturity Model) que avalia a capacitação e qualidade dos softwares desenvolvidos. A metodologia customizada, a linguagem única de modelagem, a UML (Unified Modeling Language) e os controles que administram as operações da Fábrica de Software, facilitarão a adequação para certificação nível 2, até dezembro deste ano.